Levantamento Ipec sobre a corrida presidencial com eleitores da Bahia divulgado nesta sexta-feira (21) mostrou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 69% das intenções de voto no estado, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), somou 25% na pesquisa.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Votos brancos e nulos representam 5%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcam 2%.
Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), Lula estaria com 73% no estado baiano, e Bolsonaro, com 27%.
Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 23 de setembro, nove dias antes do primeiro turno das eleições, o Ipec mostrava que Lula tinha 65% e Bolsonaro tinha 18% das intenções de votos totais (contando com brancos, nulos e indecisos) no estado baiano. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula fez 69,7% dos votos válidos na Bahia, e Bolsonaro, 24,3%. Devido à distância temporal entre a realização da pesquisa e data das eleições não é possível avaliar eventuais erros ou acertos no primeiro turno. A maioria dos institutos que realizou pesquisas na véspera não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita.
Fonte: Gazeta do Povo