Carla Cleto
São mais de 1.600.000 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em Alagoas e, com a chegada de uma nova remessa, com 59.500 unidades do imunizante AstraZeneca, mais alagoanos serão vacinados contra o novo coronavírus. O novo lote foi enviado pelo Ministério da Saúde (MS) e, no início da noite desta quinta-feira (15), recebido pelos técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL).
A retirada das vacinas, por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), acontece somente depois que o PNI/AL, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizar o cadastro dos imunizantes. As doses ficarão armazenadas a uma temperatura que varia entre 2° e 8° Celsius, nas câmaras frias das Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca.
Antes das SMSs irem retirar as doses e insumos para a aplicação das vacinas na população, as gestões municipais devem fazer uma solicitação pelo no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e realizar um agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com, e com a Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com .
Doses recebidas
Alagoas já recebeu, desde janeiro deste ano, 2.103.910 doses das vacinas Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Desse total, foram distribuídas para os municípios 1.720.824 imunobiológicos, com a aplicação de 1.609.569 doses. Deste total, 1.156.518 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (D1) e 453.051 já imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) da vacina Janssen.