Senado proibiu o acesso de visitantes e Câmara passou a exigir que funcionários passem pelo detector de metais.
A Spol (Secretaria de Polícia do Senado Federal) decidiu nesta 2ª feira (26.dez.2022) restringir a entrada de visitantes à Casa durante esta semana. A medida foi implementada depois que um homem colocou um “artefato explosivo” próximo ao aeroporto de Brasília e como forma de reforçar a segurança do Congresso Nacional, que será um dos palcos da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro de 2023.
Em comunicado, o departamento informou que todos os funcionários, terceirizados e prestadores de serviços do Senado deverão passar pelos pórticos de raio-X e detectores de metais para acessar as dependências da Casa.
A Spol informou que a entrega de alimentos, por aplicativos, embarque e desembarque de passageiros será realizada só na área externa do Senado.
Somente senadores, funcionários, terceirizados e estagiários podem utilizar as agências bancárias da Casa.
Na Câmara, o Depol (Departamento de Polícia Legislativa) passou a exigir que todos os funcionários também passem pelos pórticos de raio-X até o dia da posse presidencial. A regra vale também para terceirizados, prestadores de serviços e jornalistas.
Outras pessoas só podem acessar à Câmara mediante autorização do setor que vão visitar e também devem passar pelo detector de metais.