Gestão do prefeito JHC tem adotado uma política de investimentos para reestruturar praças ao atender demandas da população
Os resultados práticos da política para retomada do convívio social nos bairros na gestão do prefeito JHC já são sentidos pelas famílias que, a partir de entregas e requalificações, passam a frequentar as praças diariamente, de forma segura e com espaços totalmente reformados.
Somente na gestão do prefeito JHC, os investimentos nestes espaços públicos ultrapassam R$ 7,3 milhões e beneficiam diretamente mais de 500 mil pessoas residentes na parte alta e baixa da capital alagoana.
Quem vivenciou a situação das praças em condições de abandono e precariedade, se depara com uma nova realidade. A Praça da Bíblia, localizada na Avenida Dona Constança, na Jatiúca, é um dos exemplos. Há mais de 22 anos, os moradores, comerciantes e comunidade cristã tentavam com o poder público a requalificação do espaço.
Maria Santos, moradora do bairro há 29 anos, relembra que a praça era deserta, esquecida, mas o atual cenário é de conforto e qualidade. “A Praça da Bíblia passou por uma completa restauração. Antes, tudo isso aqui era um deserto. Hoje, não há nada melhor do que sair do trabalho e ter uma praça para passear, andar com meu cachorro e ficar despreocupada”, comenta.
A Praça da Bíblia conta com o Monumento da Bíblia Sagrada, lugar para orações, palco, playground, academia ao ar livre, espaço pet e abrigo de espera de ônibus. A área de lazer ganhou reforço na quantidade de postes. De 20, o espaço agora possui 38 pontos de luz de 70 Watts, que contribuem para a iluminação do local e leva mais segurança aos moradores e frequentadores do espaço público.
A requalificação da Praça da Bíblia também impulsiona a renda de quem trabalha no local. É o caso de Eduardo Santos, que há 25 anos está no local vendendo doces, pipocas, e diversos itens para telefones. Com nova iluminação e uma área completamente reestruturada, as vendas aumentaram.
“Fico aqui das 10h às 21h, e com toda certeza, trabalho com mais segurança e passei a vender mais por causa do movimento. É importante que a Prefeitura de Maceió, o prefeito JHC continuem com esse olhar para garantir espaços cada vez melhores para lazer e trabalho”, diz.
Transformação histórica – Ainda este ano – somado a mais um investimento da Prefeitura de Maceió – outro espaço de convivência foi entregue. Desta vez foi a Praça Padre Cícero, no Vergel do Lago. Na gestão JHC, a região lagunar vem passando por transformações históricas, como a construção do Residencial Parque da Lagoa, Rua aberta e, agora, mais um espaço que proporciona entretenimento e lazer.
Após 50 anos de espera, 30 mil pessoas foram beneficiadas após a entrega da praça, que passou por uma revitalização total em 750 metros quadrados com a instalação de equipamentos infantis fabricados com madeira eucalipto e academia ao ar livre.
Sempre potencializando ações inclusivas, a obra contou ainda com a instalação de grama sintética, dando mais cor e vida ao ambiente, bem como a reforma do passeio, com piso tátil, permitindo maior acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Rampas de acesso também foram colocadas para pessoas com deficiência física.
Georgete Prudente é moradora da região e participou da inauguração da praça. Ela relata que o ambiente está transformando a rotina do sobrinho Lorenzo, de 5 anos, que possui Transtorno de Espectro Autista (TEA).
“Foi um trabalho excelente, nunca nenhum prefeito olhou para gente. O prefeito JHC foi o único. Está sendo ótimo para mim e para Lorenzo. Ele quer vir para cá 24h porque se distrai, brinca no parquinho e faz novos amiguinhos”, destaca.
José Williams, proprietário do Neném do Caldo, conta que há 17 anos possui o estabelecimento em frente a praça e afirma que o movimento melhorou 100%.
“Agradeço ao prefeito JHC, ficou ótimo e agora não para de gente aqui. As crianças vêm jogar bola e depois gostam de tomar um caldo de cana. A gente esperava pela reforma há muito tempo. Todo ano eu me juntava com os moradores da comunidade e o dinheiro saía do nosso bolso para pintar e arrumar os bancos da praça”, diz.
Outra área de convivência revitalizada foi a Praça do Ó, criada na década de 1960. Localizada no bairro da Pajuçara, este foi mais um local que recebeu demonstração de zelo, cuidado e atenção do prefeito JHC. O pequeno espaço restaurado ganhou uma nova vida com a pintura do piso, instalação de bancos, um caramanchão com plantas – espaço verde – , e banquetas de jogos para que idosos e crianças possam interagir e frequentar mais o local.
Na última semana, contemplando a parte alta de Maceió, mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega da Praça Eurico Mendonça Fernandes, conhecida por praça dos eucaliptos, no bairro do Tabuleiro do Martins. O local, antes utilizado como depósito de lixo e estacionamento de ferro Velho, agora conta com academia ao ar livre, espaço pet e de jogos, área verde e jardins.