Iniciativa conta com equipes da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Municipal, Sudes e agentes de endemias
A Vigilância Sanitária de Maceió deu início, nesta quinta-feira (30), à operação “Pneu sem Dono”. Na ação, a Vigilância Municipal soma esforços junto a outros agentes públicos do Município para fazer o recolhimento de pneus inservíveis (sem uso) armazenados inadequadamente ou descartados de forma irregular por toda a cidade.
Realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e equipes da Gerência de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Maceió e da Guarda Municipal, a atividade se estenderá até a próxima quarta-feira, dia 5 de abril, com o objetivo de prevenir e combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, reduzindo doenças como a dengue, chikungunya e zika.
“Nossa meta é fazer uma limpeza em todo o Município. E durante esses cinco dias realizaremos fiscalizações de cunho educativo, com toda a orientação necessária. Mas, se a partir disso eles não cumprirem as determinações, faremos a apreensão de pneus bons também”, frisou o coordenador-geral da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
Nesta quinta-feira, a ação ficou concentrada na parte baixa da cidade, mas ainda será levada à parte alta da capital, abrangendo borracharias, ferros-velhos, terrenos baldios, floriculturas e bares, promovendo também a busca ativa de focos do mosquito Aedes aegypti.
“Estaremos atentos ainda em fiscalizar e fazer o recolhimento desses pneus abandonados e sem uso em vias públicas com histórico de acúmulo de pneu, para evitar que continuem a oferecer risco à saúde da população”, concluiu Airton Santos.