A deterioração do calçadão da orla do Pontal da Barra, porta de entrada de Maceió pela AL-101 Sul, impedia por muito tempo que moradores e visitantes frequentassem o espaço, seja para um simples passeio, seja para apreciação da praia, ou até mesmo para a prática de atividades físicas.
O impacto causado pela erosão do mar distanciou o local da sua própria comunidade, que tem o sonho de reocupar o espaço. E esse sonho tem se tornado, a cada dia, uma realidade com o avanço das obras de contenção marítima do Pontal.
As obras, realizadas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), reaproximam moradores do seu cartão de visita. Com 38% de execução, os moradores comemoram a evolução dos serviços, já planejando voltar a frequentar a orla em segurança.
“O medo nos afastava da orla”, disse Eduardo Antônio, morador do bairro há mais de 50 anos. Ele conta que muitas pessoas já tinham deixado de frequentar a orla por medo de acontecer algum acidente devido a erosão, que só aumentava em razão do avanço do mar.
“A orla estava sendo destruída há muitos anos com o avanço do mar. Muitos moradores deixaram de praticar atividade física nesse espaço da orla e sempre que procuramos os órgãos públicos, não éramos levados a sério”, completou Eduardo.
O secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, também destaca a importância da obra para a população. “É uma obra fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores e visitantes, além de preservar essa área turística, e com a garantia de um futuro seguro e sustentável, com uma tecnologia que pode durar até 200 anos”, afirma o gestor da pasta.
Agora, com a obra de contenção marítima avançando, os moradores sonham em voltar a utilizar a área diariamente. Maria Ligia já comemora a evolução dos serviços e conta que tem acompanhado, dia após dia, os avanços.
“Esperávamos por essa obra há mais de 10 anos e hoje os problemas estão sendo solucionados. Estamos acompanhando todos os dias o processo dessa iniciativa que era tão esperada e agora podemos vê-la acontecendo”, disse a moradora do bairro.
No local, está sendo construído um muro de contenção ao longo de toda a orla, com 1,2km de extensão, formado por blocos maciços pré-moldados, desde a sua fundação. Ao todo, mais de 15 mil blocos irão compor o paredão de proteção do calçadão, da ciclovia e da via de tráfego. Atualmente, 60 trabalhadores atuam diariamente na obra, que também conta com maquinário de 4 escavadeiras, 2 manipuladores e 2 caminhões bitrem, que garantem a celeridade dos serviços.
A tecnologia, de origem holandesa, é desenvolvida pela primeira vez em uma capital brasileira, sendo Maceió, portanto, pioneira nesse tipo de metodologia de contenção da erosão da maré, que vem atingindo a costa brasileira há mais de uma década.
Até o momento, já foram concluídos outros quatro pontos de contenção marítimas nas orlas da Jacarecica, Jatiúca e Praia do Sobral, que juntos somam mais de um quilômetro de extensão. Essas áreas já oferecem segurança e bem-estar aos moradores, além de preservar a área urbana e turística da região.