Além de orientar a população com a distribuição de uma cartilha sobre cuidados animais, a Sebema oferece, de segunda a sexta-feira, consultas médico-veterinárias, vacinação e agendamento para castração
A Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema) está atuando na Base de Acolhimento e Proteção montada pela Prefeitura de Maceió no bairro do Bom Parto. As ações da secretaria estão direcionadas à conscientização da comunidade sobre prevenção às zoonoses, vacinação antirrábica, controle populacional e promoção da saúde e bem estar de cães e gatos.
A médica-veterinária e responsável técnica do programa, Larissa Rocha, reforçou a importância dessa ação. “A distribuição de materiais socioeducativos é uma peça-chave para gerar uma nova mentalidade em relação à educação ambiental, à igualdade e ao dever de proteção aos animais”, declarou.
Na Base de Acolhimento, a Sebema está distribuindo uma cartilha socioeducativa, que aborda desde cuidados de saúde até a promoção da da convivência harmoniosa entre humanos e animais. Instrumento essencial na ação educativa, a cartilha reforça a ideia de responsabilidade compartilhada na busca pelo bem-estar de toda a comunidade.
Para a equipe que realiza a ação, a abordagem integrada não apenas redefine a relação entre seres humanos e animais, mas também fortalece os laços comunitários, promovendo uma visão ampliada de sustentabilidade e responsabilidade social. O compromisso da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal é manter sempre a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental.
A Sebema está presente na Base de Acolhimento do Bom Parto de segunda a sexta-feira, oferecendo à população serviços essenciais como atendimento clínico veterinário, agendamento para castração e vacinação antirrábica. Essa presença constante reforça o compromisso da administração em promover o cuidado abrangente da comunidade e seus animais de estimação.