Ambulantes credenciados para vender alimentos e bebidas no evento passaram por capacitação e são fiscalizados pela Vigilância Sanitária de Maceió
Nesta sexta-feira (19), o festival Verão Massayó continua com muita música e diversão para o público na capital. O evento que acontece no estacionamento de Jaraguá, reuniu no último final de semana 280 mil pessoas.
Em parceria com os demais órgãos da Prefeitura de Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem disponibilizado, um serviço importante e que vem assegurando tranquilidade ao público frequentador do evento, por garantir a qualidade e segurança necessária em relação aos alimentos e bebidas consumidos no local.
Realizado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa de Maceió), o trabalho dessas equipes, que tem a finalidade de reduzir os riscos à saúde dos consumidores desses produtos, teve início antes mesmo do primeiro dia do evento, quando a Visa, em parceria com a Semcs, promoveu uma capacitação de boas práticas para os 335 vendedores ambulantes autorizados a trabalhar no Verão Massayó.
“Com a capacitação, que já se tornou uma regra do município para a realização desse tipo de evento, reforçamos junto aos comerciantes os padrões e normas sanitárias a serem seguidos, de modo a diminuir riscos de infecções na ingestão de alimentos no local”, ressalta o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Além de capacitar os ambulantes, as equipes da Visa de Maceió vêm realizando inspeções diárias nos dias do evento, a fim de reforçar as orientações e verificar se as normas sanitárias estão sendo seguidas adequadamente. Itens como manipulação, armazenamento, refrigeração e validade dos produtos estão entre os fatores exigidos nos padrões da legislação, assim como a higienização e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Nas fiscalizações realizadas até o momento, tem sido constatada a adequação às normas sanitárias. Dessa forma, aproveitamos para recomendar ao público do Verão Maceió que procure consumir alimentos e bebidas apenas na área do evento, pois, capacitados e fiscalizados regularmente, os ambulantes cadastrados pela Prefeitura estão disponibilizando produtos seguros aos consumidores”, destaca Santos.
A entrada de bebidas e alimentos no Verão Massayó é proibida e todo o público que desejar consumir esses produtos poderá realizar a compra com os ambulantes dentro do evento, promovendo o estímulo à economia local com responsabilidade e segurança alimentar.