Foram grandes eventos promovidos, conquistas de novos voos, além da capacitação de milhares de profissionais do setor nos primeiros oito meses do ano
Um setor que está na essência da economia e desenvolvimento do estado. A cultura, a história, a gastronomia, além das belezas naturais, fazem parte de um repleto e encantador repertório que Alagoas possui.
No Dia Mundial do Turismo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem muitos motivos para não só comemorar, mas também comprovar como as estratégias adotadas, ao lado do Governo de Alagoas, têm sido estratégicas para o setor.
Nos primeiros oito meses de 2024, a população alagoana acompanhou de perto o crescimento contínuo do setor turístico no estado. Através do trabalho da Setur e do Governo de Alagoas, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares vem crescendo mês a mês.
Novos voos, inclusive internacionais, foram conquistados para pousarem no Destino Alagoas, ampliando a malha aérea, sem falar na promoção de eventos que visa a capacitação de profissionais do segmento e divulgação do destino.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o Dia Mundial do Turismo trata-se de uma data ainda mais especial por conta de tudo o que o setor vem proporcionando, servindo como uma das principais ferramentas para o impulsionamento da economia, além de ser uma porta de entrada para novas oportunidades de trabalho à população alagoana.
“Estamos comemorando mais um Dia Mundial do Turismo fazendo o que mais temos feito pelo nosso setor: trabalhando, promovendo o Destino Alagoas em um dos maiores eventos do segmento do país, a ABAV. Foram grandes conquistas nestes primeiros meses de 2024, como a capacitação de mais de 5 mil agentes, somente em agosto, e a nossa ativação, ao lado da CVC Viagens, no Rock In Rio, que são apenas dois exemplos do que temos feito ao lado do Governo de Alagoas. Novos voos de Portugal para o fim de ano, fluxo de passageiros com aumento de mais de 15% em setembro e não vamos parar por aqui. Seguimos trabalhando e impulsionando cada vez mais as nossas riquezas turísticas”, ressaltou a gestora.
VOOS CONQUISTADOS E O FLUXO DE PASSAGEIROS
Alagoas se tornou o destino mais vendido pela Azul Viagens. Em maio, a Setur e a operadora anunciaram que o estado receberá o maior número de voos destinados a um único destino na alta temporada, sendo um total de 46 semanais, partindo de 18 mercados, o que significa a maior marca alagoana. Além disso, a parceria também gerou 30 voos semanais em julho.
Já pensando no Réveillon, festas que têm grande impacto na economia do estado, a Setur anunciou, em julho, a conquista de dois voos extras partindo de Portugal para o mês de dezembro, em parceria com as operadoras de viagens Solférias, Alto Astral, Exóticoonline e Sonhando.
Os dois voos extras, que serão diretos, operados pela companhia aérea Hi Fly, irão partir das cidades de Lisboa e Porto, nos dias 26 e 27 de dezembro, com destino ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
De acordo com os dados atualizados da Aena Brasil e analisados pelo Observatório do Turismo da Setur, no mês de agosto houve um aumento de 16,41% no fluxo de passageiros nacionais com cerca de 221.613 passageiros movimentando o Aeroporto Zumbi dos Palmares.
No fluxo de passageiros internacionais o aumento foi de 37,43% com 2.952 pessoas chegando ao estado através do Aeroporto no mês de agosto, enquanto no mesmo período do ano de 2023 foram registrados 2.148 passageiros desembarcando em Alagoas.
PROMOÇÕES E CAPACITAÇÕES
O ano tem sido repleto de eventos nacionais e internacionais para a promoção do Destino Alagoas. A Setur colocou o estado em evidência, por exemplo, na Avirrp, em Ribeirão Preto; no Travel Next Minas, em Belo Horizonte; além da International Luxury Travel Market Latin América (ILTM), principal feira de turismo de luxo do Brasil, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de maio.
A ativação mais recente aconteceu durante os sete dias do Rock In Rio, em parceria com a CVC Viagens, onde houve apresentações de todas as riquezas turísticas ao público.
A estratégia do Governo do Estado, por meio da Setur, é sempre trazer melhorias para a infraestrutura, tanto em relação à rede hoteleira, novas estradas, como também na capacitação de quem trabalha na área do turismo. Somente em agosto, foram mais de 5 mil agentes de viagens, apresentações do destino, famtours e roadshows, estreitando laços e fortalecendo importantes parcerias para o segmento em Alagoas.
“Vivemos intensamente esses nove primeiros meses de 2024. Essas são algumas das conquistas que tivemos, que vêm gerando grandes impactos positivos para Alagoas e, consequentemente, para a nossa população. Todo trabalho é recompensado quando observamos que o turismo alagoano está onde sempre mereceu: no topo, em grandes rankings, sendo protagonista”, completou Bárbara Braga.