Renan Calheiros, nos últimos 20 anos vem dando show de competência e sabedoria na arte de fazer política. No seu estado de origem, engoliu todas as lideranças políticas e tornou-se a referência maior. Ocupou os cargos que quis e ainda, conseguiu fazer do filho governador, que também tem mérito ( deve ser o bom DNA).
Saindo do pequeno estado de Alagoas, em direção a Brasília, convivendo com as melhores cabeças da política nacional, conseguiu se notabilizar, demonstrando sabedoria e inteligência, se tornou uma das maiores lideranças política da nação.
No senado foi presidente e líder de todos os senadores do Brasil. Com seu jogo sedutor, logo se tornou o principal conselheiro dos últimos presidentes, menos é claro, do atual. Mas, como toda raposa sabe a hora de entrar no galinheiro, não conseguiu ser o conselheiro mor de Bolsonaro, porém, passou a ser respeitado por ele, porque é a principal liderança de oposição ao governo.
O poder de Renan é tão grande que foi ele quem presidiu o afastamento de Dilma da presidência e, agora, com jogo de cintura e tenacidade, conseguiu ser a figura de proa da CPI que atormenta o governo dia e noite. A CPI da COVID, faz o governo Bolsonaro sangrar desatadamente, abrindo espaço para oposição ( pode ser o Lula) voltar ao poder na sucessão.
Hoje Renan tem mais mídia de que o Presidente da República. Ele está em todos os horários, em todas as mídias, e, com essa exposição, é negociador obrigatório na sucessão presidencial.
Renan é bem informado e antenado, sabe que ao longo dos anos no poder, teve muito desgaste e por isso, não será candidato nessa eleição. Está jogando suas fichas, no campo local, na eleição de Renan Filho para o senado ou quem sabe para vice-presidente de Lula, mas, raposa como é, vai descartar a vice-presidência, pois não se troca o certo pelo duvidoso. Todavia, será o interlocutor do futuro presidente, (caso Bolsonaro não se reeleja), para ocupar o cargo que quiser, além é claro, de ser voz ativa na escolha do vice-presidente.
Seu prolongado tempo no poder lhe rendeu muitos processos e críticas, principalmente, de invejosos e adversários, contudo, para um homem inteligente, toda crítica e opinião desfavorável é relevada por ele, porque já aprendeu que o adversário de hoje, pode ser o aliado de amanhã. Todavia, quanto aos invejosos nada poderá fazer, porque é um defeito da natureza humana.
Por isso, hoje Renan Calheiros é a raposa que já encontrou as uvas e elas( as uvas), já estão maduras.
Francisco de França
Advogado