O Sebrae Alagoas realizou a entrega do planejamento das Instâncias de Governança de Turismo das regiões Agreste, Caatinga, Lagoas, Mares e Rios do Sul e Quilombos. Essa ação faz parte do Projeto Cadeia do Turismo – Desenvolvimento Setorial nos Territórios – desenvolvido pela instituição.
Para o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, os desafios são mais fáceis de serem superados com esse trabalho desenvolvido entre as Instâncias de Governança. Em 2021, a instituição credenciou a solução “Na Rota do Mapa do Turismo”, por meio do edital de terceiro, que teve o objetivo de elaborar o planejamento estratégico dessas regiões e orientar para sua formalização.
Mas Lages destacou principalmente a importância de uma legislação incentivadora para a criação de micro e pequenas empresas, entre elas a Lei Geral das MPEs, que completou 15 anos esta semana. “E é importante que os municípios também criem suas próprias leis para fomentar a abertura de novas empresas. Sem a vontade das bases, dos territórios, a coisa não avança”, observa.
A gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, fez um balanço da execução do Programa Cidade Empreendedora em 2021. “No total, 89 municípios receberam o programa. 79 deles são municípios com atendimento, ou seja, o Sebrae atende as demandas dos próprios municípios, além de serem convidados para eventos em geral, como cursos, palestras e seminários. Os outros dez são municípios com relacionamento. O município, com o apoio do Sebrae, responde o diagnóstico através de uma plataforma gameficada, gerando um plano de ação a ser implementado durante o ano. Além de participarem dos eventos em geral, como cursos, palestras e seminários”, explica ela.
A implantação das Instâncias no estado ocorre com o apoio do governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), das prefeituras dos municípios participantes e outros parceiros.