Nas imagens da minha infância, em Palmeira dos Índios, eu sempre via uma praça linda, com grandes árvores e muita sombra, onde brincamos, namoramos e fizemos muitas travessuras. Era a praça das Casuarinas. Todos os dias, invariavelmente, quando não estávamos na escola a turma se reunia na praça, pertinho de casa, para jogar bola, ximbra (bolas de gude para alguns), ou simplesmente para conversar. A Festa da Primavera era aguardada ansiosamente, todos os anos, com suas barracas de comidas, o parque de diversões, os leilões, as roletas, as rodas de conversas e namoros, sem faltar o serviço de som tocando músicas oferecidas às “paqueras”, com a frase enigmática – “vai essa música para fulano(a), com o oferecimento de alguém” ai tocava uma música apaixonada.
Nas noites de lua, a gente fazia serenata para as amadas, regadas a Vodca, Fanta e muita música apaixonada. Às vezes, madrugada, os ventos balançavam as árvores que faziam um barulho “sinistro”, avisando que os “fantasmas” haviam chegado, aí saíamos para casa ao menos em duplas, pois ninguém se atrevia a ir sozinho.
A praça das Casuarinas nos abrigou por muitos anos, principalmente nós, do seu entorno nas proximidades. Era a nossa praça. Mas de repente surgiu um homem malvado, sem sentimentos e a destruiu. Feriu de morte nossos corações e nunca mais o local teve vida. Transformou-se em um monstrengo, sujo, degradante e
Vergonhoso, por muitas décadas. A praça foi cobrada a cada prefeito que assumiu após a sua destruição, mas todos insensíveis ao clamor, sempre inventavam uma desculpa esfarrapara e nada fizeram.
Após décadas de sua morte, surgiu o prefeito Júlio Cézar, com o destino de fazer renascer a nossa praça e nos devolve esse legado na sexta feira (4) uma obra linda, com modernos equipamentos, O espaço ganhou investimentos e foi totalmente revitalizado. Moradores e comerciantes da área comemoraram esta conquista para a cidade e o palmeirense está feliz. O local também ganhou nova iluminação em LED, pista de caminhada e asfalto nas ruas do entorno. Ressalte-se, tudo com recursos próprios da prefeitura.
O Júlio tem sido um excelente prefeito para Palmeira dos Índios. É natural que eu discorde algumas vezes de sua administração, pois é meu estilo de escrever com liberdade de opinião, mas o considero o maior administrador das últimas décadas. A cidade hoje está bonita, limpa, cheia de atrativos e com um canteiro de obras nunca existente.
Obrigado, prefeito Júlio Cezar, por devolver a minha praça.
Pedro Oliveira