Não é reta final ainda, mas as eleições deste ano começam a definir os nomes que disputarão os principais cargos.
No cenário nacional, só um acidente de percurso de natureza grave, mudará a disputa que já está nas ruas e na preferência popular.
Lula x Bolsonaro, serão os personagens principais na disputa presidencial, sendo que, neste momento, segundo a maioria das pesquisas, Lula está na dianteira.
Já na disputa estadual, três nomes aparecem como personagens principais para a sucessão, agora do ex-governador Renan Filho.
Paulo Dantas, o escolhido pelos Renans e Marcelo Victor, tem tudo pra ser o representante chapa branca. Portanto, sua candidatura já nasce forte. É, em tese, a que deverá ter maior estrutura, vez que é azeitada pela máquina estatal, deverá ter o apoio da maioria dos prefeitos e deputados. Contudo, só é conhecido no sertão alagoano;
Rodrigo Cunha, deverá também disputar a eleição com a simpatia do presidente da Câmara Arthur Lira e JHC (prefeito da capital), mas, contra sua pretensão pesa o fato de que, como Senador, não empolgou a opinião pública e, na opinião de alguns, deixou muito a desejar;
Por fim, temos a candidatura de Rui Palmeira. Sua trajetória política é de um vencedor, foi deputado estadual, federal e prefeito de Maceió por duas vezes. Como seu pai Guilherme Palmeira, nunca perdeu as eleições que disputou e parece que vai para o embate eleitoral com essa fama de vencedor e, se depender das pesquisas, no quadro atual, vai ser o governador de Alagoas, pois, está liderando as últimas pesquisas.
Francisco de França – Advogado