Evento também terá mesa-redonda com professores Elaine Pimentel, Flávio Costa e Filipe Lôbo
Um dos principais nomes do ensino jurídico no país é presença confirmada no lançamento do selo “OAB Indica”, criado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Marcos Bernardes de Mello fará uma palestra especial, na próxima segunda-feira (30), na sede da OAB/AL, em Jacarecica, sobre a evolução histórica do ensino jurídico no Brasil.
Além da presença do advogado e jurista Marcos Bernardes de Mello, o evento contará em sua programação com uma mesa-redonda que vai reunir os professores Elaine Pimentel, Flávio Costa e Filipe Lôbo. O grupo vai discutir os desafios e as perspectivas do ensino jurídico no estado de Alagoas.
Na oportunidade, a OAB/AL lançará um indicador para reconhecer a qualidade das faculdades de Direito no estado. O selo “OAB Indica” será entregue às instituições de ensino superior que garantirem excelência na formação acadêmica, seguindo modelo adotado pelo Conselho Federal.
De acordo com Ingrid Dantas, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL, será lançado edital para que as faculdades de Direito possam conquistar o selo. Serão considerados critérios como o índice de aprovação do Exame da Ordem, a pontuação obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a existência de biblioteca atualizada e de programas de extensão e de iniciação científica.
A presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL ressalta que a criação do indicador de qualidade busca evitar a banalização do ensino jurídico. “A implantação do selo representa um divisor de águas na educação jurídica de Alagoas, seja pela aproximação da OAB/AL das Faculdades de Direito, seja pela chancela, junto aos estudantes, de que estão recebendo um ensino de qualidade”, afirma Ingrid Dantas.