Obras avançam nas 102 cidades do estado, fortalecendo o compromisso com a primeira infância; meta é beneficiar 37.600 crianças de 0 a 6 anos
O Governo de Alagoas avança na construção das 200 creches CRIA, que estão em andamento nos 102 municípios alagoanos, a fim de beneficiar 37.600 crianças, de 0 a 6 anos. A construção das creches é com recursos próprios do Estado e corresponde a um investimento da ordem de R$ 920 milhões.
O Programa Criança Alagoana (CRIA) atua nas áreas da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social voltadas para ações desenvolvidas na primeira infância. Logo, envolve desde a gestação até os 6 anos de vida.
Coordenadora-geral do CRIA, a primeira-dama Marina Dantas afirmou que o Governo do Estado já inaugurou nove creches e ressaltou a importância do programa para a gestante e a criança, especificamente, com relação à creche. “Será uma oportunidade para que as mães se dediquem a estudar ou a trabalhar, enquanto os seus filhos ficarão em um local seguro e com profissionais qualificados que irão acompanhar o desenvolvimento pedagógico dessas crianças”, disse Marina.
Durante as obras, serão gerados 12 mil empregos diretos e indiretos, sendo 70% profissionais da própria região. Quando todas as creches estiverem funcionando, a previsão é gerar 11,6 mil empregos permanentes com os seguintes profissionais: professores, merendeiras, auxiliares e administrativos.
As creches são mobiliadas e possuem ambientes lúdicos com salas de aulas e espaços destinados para refeitório, cozinha, copa, almoxarifado, lavanderia, sala de professores e administrativa. Além de berçário e sala multiuso.
PÚBLICO-ALVO E ACESSO
Na área da Assistência e Desenvolvimento Social, o Cartão CRIA, é o maior programa estadual de transferência de renda do país, direcionado para gestantes e crianças em situação de pobreza inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) até a criança completar seis anos de idade. Também têm direito ao benefício as crianças portadoras da síndrome congênita por Zika vírus.
Para se inscrever no Cartão CRIA basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo do seu bairro. Em Maceió, além do Cras, as famílias podem procurar as Centrais Já!. É necessário portar o Número de Identificação Social (NIS) e a caderneta da gestante, com pelo menos uma consulta de pré-natal. Além de manter as vacinas e os exames em dia.
Para as gestantes menores de 16 anos é necessário apresentar a documentação do responsável: RG, CPF e NIS. O valor mensal para o beneficiário cadastrado corresponde a R$ 150 e pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica e nas casas lotéricas. Atualmente, o CRIA atende cerca de 130 mil famílias beneficiárias em todo o Estado.
Como o Programa CRIA atua em várias áreas, além das Creches e do Cartão CRIA, ele inclui o Hospital da Criança, Hospital da Mulher, a humanização de casas de parto e centros de parto normal, a instalação de espaços lúdicos e ambientação nos hospitais e nas Upas, praças que garantam um espaço de lazer para as crianças, entre outras atuações, a fim de assegurar o desenvolvimento da primeira infância.