O mês de maio é dedicado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
O mês de maio é dedicado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e o Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências (RAV) se reuniu nesta segunda-feira (8), no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, para debater, numa articulação transversal entre os componentes da administração pública, órgãos e sociedade civil organizada, ações integradas de promoção, prevenção e combate às violências com ênfase na campanha Maio Laranja 2023.
A presidente da RAV, psicóloga Camille Wanderley, fez uma apresentação geral das ações da Rede de Atenção e também do calendário da campanha Maio Laranja em Alagoas. Ela também ressaltou a proposta de elaboração do plano de trabalho para este ano, que terá como objetivo estimular boas práticas entre os membros do comitê, além de socializar o material para os componentes da sociedade civil.
“O objetivo desta reunião foi a apresentação do plano de trabalho para o Maio Laranja e também para nos aproximarmos dos novos membros do comitê para que possamos inserir todas as ações dentro Plano Plurianual do Governo de Alagoas e seguir avançando com as demais pautas a serem abordadas nos próximos encontros, a exemplo de discussões sobre ações voltadas para a população LGBTQIA+, os povos indígenas e a população idosa”.
Durante a reunião, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) fez uma apresentação do guia digital, prático e interativo lançado pela pasta como subsídio estratégico de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Recém-empossada como secretária-chefe do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos terá a incumbência de coordenar o comitê gestor da RAV. Ela ressaltou a importância do trabalho realizado pelo grupo em Alagoas.
“Estou chegando agora no Gabinete Civil e, hoje, já participo da reunião do RAV. Fico muito feliz por essa política transversal, pelo encontro de tantas secretarias em busca de soluções contra a violência, seja ela qual for. Muito importante esse grupo que se reúne mensalmente para discutir e buscar soluções que melhorem a vida das alagoanas e alagoanos”.
O Comitê Gestor da RAV é de natureza deliberativa, composto de forma paritária por entidades do Poder Executivo, com 13 secretarias, bem como pelos conselhos, comitês e núcleos representantes da sociedade civil, somando-se 10, ao todo. Possui caráter intersetorial e é pautado na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis no âmbito do Estado de Alagoas.