Programa concentra os atendimentos aos moradores da Grota do Cigano ao longo desta semana
O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, Brota na Grota, reúne todas as secretarias do Município, com o intuito de prestar serviços de atenção básica à população em vulnerabilidade social. A partir desta terça-feira (13), os atendimentos serão levados aos moradores da Grota do Cigano, no Jacintinho, permanecendo na comunidade até a próxima sexta-feira (16).
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) oferece em domicílio, serviços de Atenção Primária à população de comunidades com difícil acesso, proporcionando procedimentos clínicos e orientações, de modo a promover dignidade e saúde a quem mais precisa.
A equipe multiprofissional da SMS já ultrapassou 32.785 atendimentos que incluem aferição da pressão arterial, medição de glicemia (açúcar no sangue), avaliação socioeconômica, nutricional, de fisioterapia, triagem em saúde bucal, atualização vacinal e a atenção aos animais de estimação dos locais com vacinação antirrábica e vermifugação. Os serviços são levados para bem próximo da residência dos moradores de diversas comunidades de Maceió.
Os serviços de saúde no Brota na Grota acontecem de forma itinerante, a fim de visitar o máximo de comunidades da capital.
Além dos atendimentos de baixa complexidade, os profissionais realizam orientações nos locais com a finalidade de mobilizar o maceioense a procurar os serviços das unidades mais próximas para procedimentos mais complexos.