Ação proporcionou momento de interação entre pacientes e colaboradores para esclarecer dúvidas sobre o tema
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Hospital Metropolitano de Alagoas, em Maceió, realizou uma ação em seu ambulatório para orientar e esclarecer dúvidas acerca do tema.
A equipe médica e colaboradores da unidade enfatizaram aos pacientes sobre a importância da mamografia de rastreamento, que é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos.
Além disso, foram distribuídos panfletos informativos sobre o tema, mostrando quando e como realizar o autoexame. Também foram distribuídos laços rosas para todos os pacientes do ambulatório, ressaltando a cor e o símbolo da campanha Outubro Rosa.
De acordo com a supervisora de Serviço Social do Hospital Metropolitano, Rosemar Alexandre, o objetivo do evento foi de alcançar o maior número de pacientes para informar a necessidade do autocuidado.
“Estamos iniciando essa ação aqui no ambulatório e vamos dar continuidade durante o restante do mês de outubro, com ações pontuais com nossos pacientes e colaboradores, percorrendo todos os setores do hospital”, explicou.
Uma das pacientes que estavam no ambulatório e pode tirar suas dúvidas sobre o câncer de mama foi a auxiliar de cozinha Rosângela da Silva Lima, de 48 anos.
“Essa ação é muito importante, porque a gente pode tirar dúvidas com os médicos. Eu gostei muito de escutar todos os ensinamentos e, a qualquer sinal, com certeza, procurarei um médico”, disse.
Como forma de prevenção ao câncer de mama foi orientado que as pacientes olhem e sintam as suas mamas no dia a dia, atentando para qualquer alteração suspeita, pois, quando o câncer é descoberto nos estágios iniciais e tratado adequadamente, as chances de cura são bem maiores.
“Ao observar nódulos endurecidos na mama ou na axila, saída de secreção ou sangue nos mamilos, pele da mama avermelhada, irritada ou como uma casca, é preciso procurar de imediato um médico”, orientou Rosemar Alexandre.