Marcada pela emoção, cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (11), no salão da Igreja Santa Rita, no Farol
Cerca de 230 estudantes do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Higino Belo, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) participaram, nesta segunda-feira (11), da cerimônia de formatura, que ocorreu no salão da Igreja Santa Rita, no bairro Farol.
Estiveram presentes os pais dos alunos, a equipe da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), as diretoras, coordenadoras, professoras e funcionários da escola. O evento teve início com o canto do hino nacional e, logo em seguida, o juramento perante os pais.
Houve também a premiação de dois alunos que fizeram parte do concurso de redação do programa: Júlio Guilherme e Alexia Ferreira. Os próprios estudantes leram as redações na frente do público. Logo depois, um grupo de crianças fez uma apresentação de canto e gestos sobre a união entre as pessoas e o acolhimento.
Foi realizada ainda uma singela homenagem para a professora, Suely de Fátima, por sua entrega e compromisso com o desenvolvimento dos alunos. A equipe do Proerd também entregou os certificados de conclusão para os estudantes.
“Foi lindo demais em ver que nossos alunos formados estão cientes de dizerem não às drogas, à violência, ao bullying. Fiquei encantada”, disse a diretora da escola, Jesus Leal.
Para a Coronel da PM-AL e gerente do Proerd, Valdenize Ferreira Lima, foi uma grande satisfação poder educar as crianças e fomentar o protagonismo delas. “Para a gente é gratificante ver o resultado de tudo isso e podermos educar essas crianças contra as drogas, a violência e o bullying. É uma parceria que temos há bastante tempo com a Secretaria de Educação de Maceió”, destacou.
O estudante Adrian Alves, 11 anos, estava visivelmente emocionado e alegre com a formatura. Ele acredita que o programa vai ajudá-los na prevenção contra as drogas. “Gostei muito da formatura, de receber o certificado, tudo certinho. O Proerd é um programa bem útil que pode ajudar a gente a se prevenir das drogas, do álcool, cigarro, que pode ter substâncias nocivas, que pode deixar a gente mal. Aprendi muitas outras coisas. Achei um programa muito lindo”, revelou.
Uma das mães presentes, Adriana Mercês, agradeceu a todos pelo trabalho desenvolvido com sua filha, a Ana Júlia Mercês. “Quero agradecer à diretora Jesus, aos professores, que vêm fazendo um trabalho junto com a Polícia Militar, e todos que fazem esse projeto, incentivando o melhor para essas crianças. Que eles possam se desenvolver na vida adulta, na adolescência, como bons cidadãos. Parabéns a todos que fazem esse projeto lindo e educacional”, ressaltou.