Empossados foram eleitos em outubro e vão atuar em todas as regiões da capital
O prefeito de Maceió, JHC, empossou nesta quarta-feira (10) os 50 novos conselheiros tutelares eleitos no pleito de outubro de 2023. Os profissionais vão garantir políticas públicas para defender os direitos e promover o bem-estar social das crianças e adolescentes da capital alagoana.
JHC reforçou a importância dos conselheiros na garantia de direitos para crianças e adolescentes.
“Hoje é um dia para destacar o papel dos conselheiros na nossa sociedade, e temos muito orgulho de estar aqui diante de homens e mulheres que estão diariamente nas ruas dialogando com a sociedade e trazendo para as instituições os problemas encontrados. O conselheiro tutelar tem papel fundamental para a proteção integral da criança e do adolescente, como preconiza e estabelece o nosso estatuto. Por isso a Prefeitura de Maceió faz questão de trazer ferramentas que possam aperfeiçoar esse trabalho”, destacou.
Os conselheiros vão atuar no quadriênio de 2024 a 2027 e foram escolhidos por voto direto da população. Antes da eleição, os profissionais participaram de um curso de formação, que foi requisito para disputar o pleito.
Leandra Januario foi eleita conselheira pela terceira vez e atua na região do Feitosa. Ela destacou a importância do Conselho Tutelar na sociedade.
“O trabalho do Conselho Tutelar é importantíssimo, porque zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Estou muito feliz com o reconhecimento da população para ser reconduzida pela terceira vez neste trabalho”, disse.
“Ficamos felizes com a celebração deste momento realizando a posse dos novos 50 conselheiros tutelares de Maceió para assegurar a garantia de direitos e proteção das crianças e adolescentes da capital. Tenho certeza que nossa cidade está cada vez mais efetiva na promoção de políticas públicas para os nossos pequenos maceioenses e este momento afirma isso,” reforçou o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino.
O Conselho Tutelar- O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, em 1990. É um órgão independente, vinculado às prefeituras, para representar a sociedade nos direitos à população infantojuvenil.
Os conselheiros tutelares de Maceió desempenham um papel importante na luta contra as diversas formas de exploração e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelece o ECA.
Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, os vereadores Rodolfo Barros, Silvana Barbosa, Chico Filho, Zé Márcio Filho, Fábio Rogério, Cau Moreira Siderlane Mendonça e secretários municipais.