Investimento de mais de R$ 2 milhões proporcionou várias melhorias à unidade localizada na terra indígena Wassu-Cocal, beneficiando aproximadamente 400 estudantes
O Governo de Alagoas segue investindo em infraestrutura escolar para conferir melhores condições de trabalho aos servidores da Educação. Além de mais conforto e segurança aos estudantes da rede estadual, novas estruturas fomentam o processo de ensino e aprendizagem. E nesta terça-feira (30), a partir das 11h, o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, estarão na terra indígena Wassu-Cocal, em Joaquim Gomes, para a entrega da Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira à comunidade escolar.
De acordo com a diretora da escola, Eleuza Juvita de Lima, a unidade soma 21 anos de existência e recebeu o nome de um dos líderes da Wassu-Cocal nas lutas em prol da preservação da identidade étnica de seu povo. Com a reforma e ampliação, 387 alunos – do Ensino Fundamental ao Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA Modular) – serão diretamente beneficiados.
“Nossa escola tem papel fundamental em nosso município, contribuindo de forma decisiva para a valorização da cultura e tradição indígenas, para que todos nós tenhamos condições de reafirmar a nossa identidade étnica, o que só é possível quando se tem acesso ao conhecimento”, ressalta Eleuza, destacando, entre outros benefícios, a climatização das salas de aula.
A OBRA
Orçada em R$ 2,039 milhões, a obra também propiciou a geração de 30 empregos diretos e indiretos. Foram construídas três novas salas de aula, além de um canal de escoamento para drenagem das águas pluviais.
Os serviços contemplaram, ainda, pintura geral; revisão de toda a coberta e das redes elétrica e hidráulica; construção de muro, muretas e pórtico na entrada da escola; construção de passarela e de coberta no rol de acesso às salas de aula e no hexágono; aplicação de revestimento cerâmico; construção de casa de gás; substituição das esquadrias; entre outras melhorias.
Agora, a Escola José Máximo passa a contar com nove salas de aula, salas dos professores, da secretaria e da diretoria, cozinha, despensa, sala de informática, banheiros masculino e feminino, além de um exclusivo para os funcionários, e ginásio poliesportivo, com vestiários e almoxarifado.
ESCOLAS INDÍGENAS
A José Máximo integra a 12ª Gerência Especial de Educação (GEE), que abrange nove cidades, entre elas, Joaquim Gomes – o município conta com outras três escolas estaduais, sendo duas indígenas (juntas, as quatro unidades somam 1.529 alunos). Em Alagoas, a rede estadual de ensino conta com 17 escolas indígenas. Outras 5 já estão em construção, o que só reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a Educação Escolar Indígena. E, por meio do programa Escola do Coração, os povos indígenas serão agraciados com mais oito unidades até 2026, totalizando 13 novas escolas.