A ação busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção da doença
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (1º), a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. A cerimônia foi realizada no Centro de Inovações, situado no bairro Jaraguá, em Maceió, e teve a presença de gestores da saúde, além de profissionais da área, representantes dos 102 municípios alagoanos e da comunidade acadêmica.
Durante o evento, foram tratados temas como o Panorama da Doença em Alagoas, a importância da detecção precoce, e o programa para reconstrução mamária. Também houve o depoimento de uma mulher que foi diagnosticada com a doença, e que realizou o tratamento e conseguiu a cura. Na ocasião, os secretários executivos de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, e de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, representaram o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Curada do câncer de mama, Cecília Marques relatou como foi receber o diagnóstico e enfrentar o tratamento. “Recebi o diagnóstico e realizei todo o tratamento. Hoje estou bem e em plena recuperação. Peço a todas as mulheres que realizem os exames preventivos sem medo. O câncer tem cura e o quanto antes você receber o diagnóstico, melhor é a sua recuperação”, reforçou.
A campanha lembra às mulheres de que o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz para ampliar as chances de cura. “Além do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia, porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença”, destacou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo.
A gerente estadual de vigilância e controle das doenças não transmissíveis, Rita Murta, destacou que a prevenção também é importante para diminuir os índices da doença. “Adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter uma dieta equilibrada, são ações que diminuem, significativamente, as chances do aparecimento da doença”, reforçou.
Programação
A coordenadora de saúde da mulher da Sesau, Lavínia Rufino, destacou que, ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades educativas e promovidas ações para assegurar a realização de exames. “Iremos promover a Arena da Saúde, no próximo dia 13, na parte fechada da Orla de Maceió. Na oportunidade iremos distribuir material informativo e tirar dúvidas da população, além de assegurar que as mulheres privadas de liberdade tenham acesso a exames, por meio de parceria com o Hospital da Mulher”, ressaltou.