Colaboradoras participaram de ações de conscientização, exames de prevenção e bate-papo com a jornalista Renata Pais
A importância que envolve o Outubro Rosa, movimento que ultrapassa a saúde individual das pessoas e trabalha a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero – foi tema das atividades do Hospital da Cidade (HC) durante todo o mês.
O HC realizou um momento de reflexão com foco na saúde e bem-estar das mulheres. O bate-papo foi conduzido pela jornalista e convidada Renata Pais, 46 anos, que contou sobre o diagnóstico de câncer de mama há cinco anos.
“Acreditar na troca de experiência e na informação como ferramenta de prevenção e fortalecimento na luta contra o câncer. Participar desse bate-papo com colaboradores do HC foi mais um momento importante de empatia e desenvolvimento humano”, afirmou o jornalista.
O encontro teve como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
“Nosso cuidado é sempre manter a conscientização com a saúde dos colaboradores, porque eles fazem parte do Hospital da Cidade. Recebemos os pacientes e seus familiares. É fundamental pensar no bem-estar da nossa equipa”, explicou a médica Célia Dias Fernandes.
Outra ação importante foi feita nas dependências da unidade hospitalar e diretamente com os pacientes e acompanhantes. No local, foi realizada uma sala de espera sobre o Outubro Rosa com a participação dos Nepes alunas do Centro Universitário de Maceió (Unima). A iniciativa levou orientações sobre o tema para compartilhar conhecimento com os usuários que estavam nas dependências do HC. Eles também tiraram dúvidas a respeito do assunto.
“Teve o momento de diálogo e conscientização sobre o tema câncer de mama, tendo como foco uma abordagem mais educativa, falando sobre a questão da prevenção, atentando a isso, não só no Outubro Rosa, mas todos os meses, fortalecendo assim a conscientização na detecção precoce de alterações possíveis sobre o câncer de mama”, apontou a enfermeira Mauricélia Omena, coordenadora da ação.
Para encerrar a campanha Outubro Rosa, a direção do Hospital da Cidade anunciou o calendário de exames de prevenção para os colaboradores.
“Cuidar de quem cuida é importante e fundamental. As colaboradoras que fazem o HC precisam estar saudáveis, prontas e seguras para cuidar das vidas que chegam ao nosso hospital. Então, o nosso calendário para a realização dos exames preventivos é um alerta, é um momento para dar uma paradinha e se cuidar”, finaliza Célia Fernandes.
Sobre Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Um dado, comemorado anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama.