A entrega celebrou a união das ações governamentais e da iniciativa privada para combater a fome no estado
Com o objetivo de combater a fome dos alagoanos em vulnerabilidade social, o programa Alagoas Sem Fome realizou nessa quarta-feira (18) a 44ª doação de alimentos do ano de 2024. Na ocasião, o Carmelo de Santa Teresinha, instituição regularmente cadastrada na Nota Fiscal Cidadã, foi beneficiada com uma tonelada de alimentos.
As carmelitas descalças, apesar de viverem em clausura dedicando-se à oração e ao silêncio em súplicas pelo mundo, recebem no Carmelo, localizado em Riacho Doce, pessoas de todo o estado que procuram o acolhimento religioso e a escuta. A instituição religiosa sem fins lucrativos, que funciona exclusivamente por meio de doações, também promove a socialização da comunidade vulnerável circunvizinha por meio da partilha de alimentos e roupas em prol do bem-estar da população que mais precisa.
Para a irmã Maria do Carmo, a doação do programa, especialmente no período festivo, vai garantir comida de qualidade na mesa dos alagoanos assistidos no Carmelo. “Quando chega uma doação dessas, o coração transborda de alegria em podermos ajudar mais as pessoas. Nesse tempo de festa, a dona de casa às vezes precisa tirar um pouquinho do dinheiro da alimentação diária para realocar para outras despesas necessárias. Esses alimentos serão importantíssimos para uma mesa cheia das famílias nesse Natal”, afirmou a carmelita.
A entrega celebrou a união das ações governamentais e da iniciativa privada para combater a fome no estado. Os alimentos da 44ª doação foram arrecadados em campanha interna dos servidores do Gabinete Civil, além de eventos de dois grandes parceiros do programa: a produtora Sue Chamusca e o Miss Brasil Plus.
A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio e coordenadora do Alagoas Sem Fome, Paula Dantas, realizou a entrega afirmando o compromisso do Estado em garantir segurança alimentar aos alagoanos. “Em 2024 já realizamos 44 entregas de alimentos, um dos muitos eixos tocados pelo Governo de Alagoas para proporcionar a qualidade nutricional de todos. Quero parabenizar as irmãs carmelitas, que realizam um trabalho lindo aqui e que transforma a vida das pessoas. Estaremos juntos nessa e em outras ações”, disse a gestora, durante a visita à instituição.
A doação também foi acompanhada pela secretária de Esporte e Lazer, Lydia Pollyana, pela secretária executiva de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Maria Clara Tenório, e por Taiane Celice, presidente do Miss Brasil Plus.
Ao total, o programa já arrecadou 58 toneladas de alimentos não perecíveis e doou 42,6 toneladas a 44 instituições alagoanas cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.