Espaço público foi adotado pelo TJ, que ficará responsável pela gestão da praça
O prefeito de Maceió, JHC, entregou nessa segunda-feira (13), a reforma da Praça Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Há mais de uma década o espaço público histórico não passava por reforma e foi totalmente revitalizado pela gestão JHC. Volta agora a ser ponto de encontro de maceioenses e de visitação turística. Ao devolver a praça ao povo, o prefeito destacou a importância para a cultura e a história da capital alagoana.
“É um novo espaço de convivência para os maceioenses e um novo ponto turístico. Ao lado do Palácio da Justiça, um desejo antigo do Tribunal de Justiça, que em parceria com a prefeitura, a gente faz um parque aqui usando material de primeira qualidade, assim como nós fizemos no Parque da Centenário. Então é esse padrão que nós queremos levar para grandes praças, grandes áreas da nossa cidade”, disse JHC.
O prefeito destacou ainda que a iniciativa já faz parte da revitalização do Novo Centro, que vai contar com outros projetos de requalificação. “Com isso, esperamos ter aqui no Centro novos incentivos de moradia, incentivos locatícios e tributários para aqueles que querem investir na nossa cidade e, com isso, vamos resgatar o comércio da nossa cidade, gerar renda e ter aqui uma cultura vibrante, onde novas oportunidades possam surgir”, emendou JHC.
O vice-prefeito, Rodrigo Cunha, destacou que essa é sua primeira obra inaugurada como secretário municipal de Infraestrutura e garantiu que vai trabalhar para que mais obras sejam entregues à cidade.
“Nós temos uma cidade para cuidar, nós temos um povo que precisa ter referências que surgem através de ambientes de convivência como esse onde estamos aqui. Fiquei feliz de puxar a primeira vez aquela placa, a primeira de muitas que teremos pela frente”, garantiu Cunha.
Além de toda parte estrutural, a reforma incluiu a revitalização de quatro esculturas francesas que representam os continentes: África, Ásia, Europa e América; bancos com carregadores USB e novas lixeiras integradas ao paisagismo; espaços interativos, como as fontes com jatos de água iluminados e ganhará também uma escultura da cavalaria estilizada e a obra de ladrilho hidráulico de Delson Uchôa.
A Praça Marechal Deodoro ocupa uma área de 5 mil metros quadrados e em 2024 foi adotada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) graças a um termo de adoção de área pública concedido pela Prefeitura de Maceió. Com isso, o Município garantiu a revitalização e o TJ assumiu a gestão da praça e ficará responsável pela manutenção e preservação.
“Este é um momento de muita felicidade de todos que fazem o Poder Judiciário de Alagoas e de todos do município de Maceió poder receber essa belíssima praça, totalmente revigorada”, disse o presidente do TJ, Fernando Tourinho. “Temos que trazer de novo a população para o Centro. O processo de revitalizar é para que todos possam comparecer aqui. Acreditamos que a população vai voltar naturalmente quando se sentir segura, quando se sentir confiante”, ressaltou.
História
Considerado um dos mais antigos espaços públicos de lazer da capital alagoana, a Praça Deodoro, antiga Praça Cotinguiba, também conhecida como Largo das Princesas – alusão às filhas do imperador Dom Pedro II -, surgiu com base num projeto do artista Rosalvo Ribeiro.
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860