Todo mundo sabe que existem mais mulheres que homens no mundo. No Brasil não é diferente. O eleitorado brasileiro é eminentemente feminino, existem mais eleitoras que eleitores. Contudo, provado está que mulher não vota em mulher, se votassem, teríamos mais vereadoras, deputadas e senadoras que homens nesses cargos.
A diferença é grande, os homens dominam o parlamento brasileiro, em Palmeira, Alagoas e em Brasília a diferença é vergonhosa e acachapante.
Em palmeira são 15 vereadores, mas, só 2 mulheres conseguiram se eleger; no estado, são 27 deputados e a Assembleia só tem 5 mulheres. No Brasil, dos 513 deputados federais, apenas 77 deputadas.
A conclusão disso, na minha opinião, é que mulher não confia em mulher. Se são maioria na população e no eleitorado, porque não são maioria no parlamento? porque mulher não vota em mulher? de onde vem essa falta de confiança? Só Deus para explicar!
Se soubessem a força que essa maioria lhes dava, ocupariam a maioria das vagas no parlamento brasileiro e até no executivo. No executivo é que a diferença é bem maior. São poucas, muito poucas, as prefeitas, governadoras e até presidente da República. Me parece que só Dilma quebrou esse paradigma, se bem, que foi Lula quem a elegeu, na época ele elegia até um poste. O candidato que souber agradar as mulheres, leva vantagem sobre os outros. Como elas são maioria, acho que nem sabem, mas, decidirão a próxima eleição.
Fui candidato algumas vezes e constatei que a maioria dos meus eleitores eram mulheres. Portanto, enquanto elas não confiam nelas, vamos colocar os nossos nomes para a apreciação destas magníficas, que ainda não descobriram o poder e a força que têm. Viva as mulheres nossas aliadas, até na política.
Francisco de França
Advogado