Marina Silva acerta detalhes para sair candidata por São Paulo, enquanto Heloísa Helena disputará o mandato na Câmara pelo Rio de Janeiro
A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva acerta detalhes com a Rede para concorrer à Câmara por São Paulo. A possibilidade de o arranjo acontecer é “enorme”, de acordo com a porta-voz do partido, ex-senadora Heloísa Helena.
Marina Silva relutava em abrir mão do domicílio eleitoral que mantém no Acre, mas foi convencida por aliados de que terá papel institucional mais relevante se conquistar o mandato em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.
A Rede também tem planos para Heloísa Helena disputar vaga na Câmara, provavelmente pelo Rio de Janeiro. Em 2018, ela concorreu ao cargo por Alagoas, estado que lhe havia concedido o mandato de senadora, mas não se elegeu.
Após ter feito só uma deputada em 2018, a Rede estipulou a eleição para a Câmara como a prioridade máxima para este ano. O partido oficializará em breve uma federação com o PSol para conseguir superar a cláusula de barreira, o que lhe garantirá acesso aos recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral.
Para o jornalista Pedro Oliveira , editor do portal Resumo Político e amigo pessoal de Heloísa, “sua candidatura será abraçada pela população do Rio e terá emblemáticos apoios , entre estes o futuro governador carioca, Marcelo Freixo e importantes nomes do meio artístico e intelectual.
Decisão difícil
Ainda sobre Heloísa Helena, o jornalista destaca “ acredito que essa tenha sido uma das decisões mais difíceis de sua vida. O seu amor por Alagoas, sua disposição de continuar ajudando a população excluída , com mandato ou não, barravam os inúmeros convites recebidos , para concorrer em vários estados do Brasil. Foi preciso que eu, o seu irmão Hélio Moraes e outras pessoas que lhe querem bem , mostrasse a ela que foi o povo alagoano que optou por sua saída . Assisti ela derramar lágrimas algumas vezes , quando discutíamos a questão.
Aqui, enfrentando os coronéis que subsistem, o dinheiro sujo da corrupção, a compra de votos na cara da Justiça Eleitoral, mais uma vez não teria chance.
No Rio deverá ser eleita deputada federal e voltará ao Congresso , para defender o Brasil .