Alfredo Gaspar se destacou na vida como promotor de justiça, ocupou todos os degraus da carreira ( inclusive foi chefe de todos os promotores de justiça). Homem culto e inteligente, especializou-se (pelo ofício exercido) em segurança pública.
Renan Filho, vendo o prestígio público de Alfredo Gaspar, o convidou para ser o secretário de segurança do estado ( defesa social), foi um tiro certeiro.
Gaspar logo se tornou a melhor referência do governo e a segurança teve êxito sob seu comando, baixando todas as taxas de criminalidade.
Seu trabalho caiu na aceitação da população. E Renan Filho experto e experiente, deu visibilidade ao trabalho do secretário e o lançou na política como candidato a prefeito de Maceió.
Bateu na trave, teve uma expressiva votação, só não foi vitorioso, porque o seu concorrente era a bola da vez da política alagoana (JHC).
Agora, quando tudo parecia que ia dar certo para Alfredo na política, ao lado de seu criador que lhe introduziu na política, tudo deu errado!
Dizem que Renan Filho em nome de sua sobrevivência política, trocou o projeto Alfredo Gaspar, pela segurança de ter 24 dos 27 deputados em seu projeto de ser senador da República.
Com a chegada de Marcelo Victor e Cia, o sonho de Gaspar ser deputado federal foi por água abaixo, Alfredo seria apenas escada para eleger Isnaldo Bulhões e outros do grupo politico comandado por Marcelo.
Parecendo que o sonho ficou ameaçado, numa atitude de sobrevivência, só restou a Alfredo Gaspar negociar com o inimigo (político) de Renan( segundo comentários),
Arthur Lira, deu todo apoio e fez mais ainda, convidou Alfredo para ser o candidato a governador de seu novo grupo político. Claro que Alfredo vai aceitar ( é a sua sobrevivência política que está em jogo). É uma jogada de mestre de Arthur Lira, pescou o melhor quadro político do governo Renan Filho.
Gaspar, caso não viabilize uma pontuação satisfatória na corrida ao governo do estado, pode negociar uma vaga na Câmara Federal ao lado de Arthur Lira, porque agora, experiente, é quem vai dar as cartas.
Uma recuada sua depois de iniciar a corrida, com certeza, vai ocasionar a derrocada do grupo Arthur Lira em direção a tomada do governo dos Calheiros. Com certeza Alfredo Gaspar vai saber negociar e tirar vantagem política de suas novas oportunidades.
Política continua como no tempo de Maquiavel, o príncipe deve ter sorte e astúcia. Renan Filho tem muita astúcia e principalmente, sorte. Quando Arthur Lira tirou o chão partidário das mãos de Marcelo Victor( tomou seu partido político), jogou 24 dos 27 deputados no colo de Renan ( MDB), como ele já tinha quase todos os prefeitos, agora com 24 deputados, chancelou seu passaporte para o senado federal. Tinha muita astúcia, mas precisou de sorte. E ela chegou!
Francisco de França – Advogado