O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, destacou a importância do diálogo institucional ao receber 12 novos magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na sede da entidade, nesta quarta-feira (6). Para Vagner Paes, a boa relação entre as duas instituições servirá para aperfeiçoar o sistema jurisdicional alagoano.
“Esse momento foi muito relevante para que a gente possa estreitar laços entre a advocacia e o Judiciário. Tivemos a satisfação de receber o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, e o desembargador Fernando Tourinho, e os novos juízes. Foi um momento de colocar a Ordem à disposição da sociedade e do Judiciário, para que a gente possa aperfeiçoar o sistema jurisdicional”, afirmou o presidente Vagner Paes.
A vice-presidente a OAB, Natália Von Sohsten, destacou que a sociedade é a grande beneficiada pela boa relação entre a advocacia e o Judiciário. Em março, período em que exerceu de forma interina a presidência da Ordem, Von Sohsten apresentou ao Judiciário o pedido para que os novos juízes fossem nomeados para comarcas do Sertão de Alagoas, que contam com grande volume de processos parados.
“Assim que a gente fez a entrega do pleito ao Tribunal de Justiça, o desembargador Kléver Loureiro se comprometeu a fazer a análise e designar alguns magistrados para a região. São cidades que há muitos anos não contam com juízes. Com a chegada dos novos magistrados, a população dessas cidades será contemplada, porque o acesso pleno à Justiça é um mecanismo de pacificação social”, pontuou Von Sohsten.
A visita contou com a presença dos desembargadores José Carlos Malta Marques, que ocupa a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, e Fernando Tourinho. Ambos destacaram a boa relação com a Ordem dos Advogados do Brasil e com a advocacia. “Esse relacionamento é fundamental para o bom funcionamento do Judiciário. É muito importante estabelecer essa relação de respeito”, observou o desembargador Fernando Tourinho.