Durante a sessão plenária desta sexta-feira, 27, os deputados discutiram e votaram 22 matérias, dentre elas, o projeto de lei ordinária nº 414/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui a política estadual de prevenção, detecção precoce e início de tratamento do câncer de mama no Estado de Alagoas. A proposição foi aprovada por unanimidade e em segundo turno.
O projeto tem como finalidade a promoção de medidas de prevenção e de conscientização da população quanto aos fatores de risco de câncer, além de informar o tratamento adequado mais precocemente possível. “É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica”, destacou a deputada.
Matérias votadas em 2º turno:
– Projeto de resolução nº 96/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a Comenda Irmã Dulce a Associação Católica São Vicente de Paulo – Fraternidade Casa de Ranquines.
– Projeto de lei ordinária nº 812/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de utilidade pública a Associação Beneficente Santa Ana.
– Projeto de lei ordinária nº 823/2022, de autoria do deputado Léo Loureiro (MDB), que considera de utilidade pública estadual a Associação Renascer.
– Projeto de lei ordinária nº 734/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui a “Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio-palatina”.
– Projeto de lei ordinária nº 547/2021, de autoria do deputado Tarciso Freire (PP), que dispõe sobre a criação do cartão digital de vacinação do Estado de Alagoas.
Matérias votadas em turno único:
– Indicação nº 1277/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), solicitando ao Governo do Estado, à Secretaria de Infraestrutura e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) o recuo do dispositivo de segurança (defensa metálica) localizado nos dois sentidos da ponte da Massagueira, na AL-101 Sul.
– Indicação nº 1279/2022, de autoria do deputado Tarcizo Freire (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde a construção de um hospital pediátrico no município de Arapiraca.
– Indicação nº 1280/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano a construção de uma barreira de contenção no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres.
– Indicação nº 1282/2022, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública a construção de uma nova sede para a 4ª Delegacia Regional de Polícia em Arapiraca.
– Indicação nº 1284/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação a criação de escolas bilíngues em todos os municípios alagoanos, nos moldes da escola bilíngue implantada no município de Pilar.
– Indicação nº 1287/2022, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde a realização de um mutirão de saúde no município de São Miguel dos Milagres.
Matérias discutidas em 2º turno:
– Projeto de lei ordinária nº 806/2022, de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), que dispõe sobre a declaração de interesse social e de utilidade pública da Associação Mista dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do povoado Itiuba, do município de Porto Real do Colégio.
– Projeto de lei ordinária nº 811/2022, de autoria do deputado Davi Davino Filho (PP), que concede título de utilidade pública à Associação Comunitária de Moradores do distrito Tingui, no município de Água Branca.
– Projeto de lei ordinária nº 822/2022, de autoria do deputado Léo Loureiro (MDB), que considera de utilidade pública estadual a Associação Vida e Cidadania.
– Projeto de lei ordinária nº 861/2022, de autoria do deputado Davi Davino Filho (PP), que concede título de utilidade pública ao Instituto Adote Um Sorriso.
– Projeto de lei ordinária nº 769/2021, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que considera de utilidade pública estadual o Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural Gente Que Entende Você.
Matérias discutidas em turno único:
– Indicação nº 1272/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado, à Secretaria de Infraestrutura e à Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano a inclusão do bairro Feitosa, em Maceió, no Programa Vida Nova nas Grotas.
– Indicação nº 1288/2022, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde a realização de um mutirão de saúde no município de Porto de Pedras.
– Indicação nº 1318/2022, de autoria da deputada Flávia Cavalcante (MDB), solicitando ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) a manutenção da faixa de pedestre existente na AL-101, no bairro de Garça Torta, em Maceió, e a sua respectiva sinalização.
– Indicação nº 1321/2022, de autoria do deputado Lobão (MDB), solicitando ao Governo do Estado a construção de hospitais públicos veterinários, tanto na capital como em outros municípios de Alagoas.
– Indicação nº 1329/2022, de autoria da deputada Jó Pereira (PSDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação a estruturação de base permanente da Polícia Militar no conjunto Cidade Sorriso I, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.