Com entrega prevista para agosto, UPA do Jaraguá segue com obras em andamento
Unidade terá capacidade para atender até 350 pessoas por dia; local foi inspecionado pelo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, nesta terça-feira (6)
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inspecionou, nesta terça-feira (6), as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaraguá, em Maceió. Construída pelo Governo de Alagoas, o equipamento de saúde tem entrega prevista à população maceioense para o final do próximo mês de agosto.
Durante a visita, o gestor da Saúde estadual destacou que a unidade chega num momento importante para ajudar a população da região. “A obra está andando em ritmo avançado e a previsão é que no final de agosto a gente consiga entregar a UPA Jaraguá, que irá atender mais de 10 mil pessoas por mês e 350 por dia”, disse.
A nova UPA irá dispor de leitos de observação e de urgência e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, além de consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização. A unidade será referência no atendimento de pacientes com febre alta, crises de pressão arterial, pequenas fraturas, cortes, além de infarto e derrame.
“Quando o equipamento for entregue, contaremos com a dedicação de 500 profissionais da saúde para atuar na UPA, que terá funcionamento 24h”, disse o secretário, reforçando ainda que, no final deste mês, o Governo de Alagoas prever inaugurar a UPA da Cidade Universitária que, assim como a do Jaraguá, também será custeada com recursos próprios do Estado. A unidade será do tipo III, terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês.