Mercado da Produção recebe de segunda a quinta cerca de duas mil pessoas por dia
O prefeito de Maceió, JHC, entregou nesta sexta-feira (30), os primeiros módulos dos banheiros do Mercado da Produção. A Prefeitura de Maceió executou a revitalização das unidades por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Foram investidos R$ 400 mil na obra.
Para o prefeito JHC, as pessoas que frequentam e trabalham no Mercado da Produção movimentam a economia e precisam ser tratadas com dignidade.
“Para muitos isso pode parecer uma coisa pequena, mas isso é dignidade, é pensar nas pessoas que trabalham e visitam o local. Os banheiros envergonhavam as pessoas e acabavam com a imagem do nosso mercado, e aqui estão nossa cultura, nossas tradições, nossas riquezas gastronômicas. Compartilho com vocês essa alegria que é a transformação do mercado”, frisou JHC.
Foram colocados revestimentos de cerâmica apropriada para o ambiente sanitário, revisão hidráulica e elétrica, além de piso antiderrapante, bancadas em mármore, portas de alumínio, chuveiro, secadores de papel, piso em cerâmica antiderrapante, paredes cobertas com cerâmica e cobertura completa, ar-condicionado e espelhos.
José Laurindo é comerciante há 30 anos e afirma que os novos banheiros era um desejo de muito tempo por parte dos permissionários. “Anteriormente as pessoas não podiam fazer suas necessidades e agora através do prefeito JHC o banheiro está muito bonito. Agradeço ao prefeito porque essa é uma conquista de uma luta de muito tempo”, comemorou o permissionário.
Maria José tem 71 anos e frequenta o Mercado da Produção semanalmente. Ela lembra que antes o banheiro era uma vergonha. “Antigamente era podre, uma vergonha. Agora o banheiro está lindo, arrumado e limpo”, disse.
A obra traz dignidade ao trabalho dos feirantes que comercializam no local e no entorno, chegando a mais de quatro mil comerciantes. Os benefícios também chegam para os usuários do espaço. O Mercado da Produção recebe de segunda a quinta cerca de duas mil pessoas por dia, de sexta a domingo a média de público chega a três mil pessoas diariamente.
“O plano de ação que nós traçamos para o mercado é um plano de revitalização. Mas enquanto o novo projeto está em fase de mapeamento temos algumas ações que precisam ser feitas de forma emergencial, como os banheiros. Nós revitalizamos e colocamos novos materiais nos banheiros que agora têm ar-condicionado, acessibilidade, do jeito que os feirantes e clientes merecem”, explica o secretário de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho.