Alagoas sofrendo
Não vou entrar no mérito da questão que trata da ação que afastou o governador Paulo Dantas, por ato de uma ministra do STJ (Laurita Vaz), até porque ao fechar esta coluna o caso não havia tido um desfecho, aguardando a decisão por parte do plenário do STJ e STF. Mas não me furto em dizer que o lamentável episódio nos coloca, mais uma vez, em pauta nacional negativa, o que é muito ruim para Alagoas. O embate político é legítimo e previsível em uma eleição, mas quando se parte para os extremos, exalando ódio, vingança e ataques amorais aí a coisa descamba para caminhos que não são os mais republicanos. Aos dois grupos antagônicos deixo apenas um conselho (e de graça) briguem por Alagoas e não pelo poder. Que vença o melhor, para todos nós.
JHC encarando 2024
Após as eleições o prefeito JHC já parte para uma agenda intensa de atividades rumo à busca da reeleição em 2024. Terá, com certeza, adversários com fortes capilaridades e já se forma uma fila de pretendentes, nos palpites eleitorais. Pra começar Rui Palmeira, Alfredo Gaspar, Davi Davino e deputado Cabo Bebeto.
O prefeito vai começar por organizar o seu novo partido (PL) acreditando que poderá dar um grande impulso nas filiações, principalmente se ocorrer a eleição de Bolsonaro.
Rede de intrigas
Confesso que nos meus 53 anos de jornalismo nunca havia visto uma eleição tão tóxica como a que estamos vivendo e graças a Deus terminando. Procurei ficar o mais distante possível de qualquer embate político local ou nacional. Limitei-me a publicar notícias e pouco expressar minha opinião partidária, como sempre o fiz. Tentei assistir alguns debates, mas em nenhum cheguei ao fim, entediado e com a falta de propostas e as mútuas agressões. Bateu saudade dos tempos em tínhamos eleições empolgantes, quando a gente tinha dificuldade de escolher um candidato, diante de tantos bons. Hoje, ao contrário, temos que apostar em encontrar um menos pior, o que é trágico pra nosso futuro.
Os campeões do voto
Entre os 50 deputados federais mais votados, proporcionalmente em todo o país, Alagoas emplaca pelo menos três. O grande campeão foi Arthur Lira (PP), com 219.452 votos, que ficou em quarto lugar na disputa nacional, ainda entraram na lista do “cinquenta mais”, Alfredo Gaspar (União) 102.039 e Luciano Amaral (PV-Federação) 101.508. Que não apenas os campeões, mas todos da bancada honrem o mandato e dignifiquem os votos dos alagoanos.
Protegendo os idosos
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que determina a municípios com mais de 100 mil habitantes e ao Distrito Federal instalarem e manterem pelo menos uma instituição de longa permanência para idosos de natureza gratuita.
A relatora, deputada Tereza Nelma (PSD/AL) recomendou a aprovação. “A proposta disciplina de forma objetiva a responsabilidade dos entes locais pelo fornecimento do serviço de acolhimento institucional às pessoas idosas de acordo com princípios e objetivos há muito consagrados na legislação”, disse.
Tereza Nelma certamente fará muita falta, na defesa de pautas de cidadania, pois infelizmente não conseguiu se reeleger.
Prefeituras na mira
A Polícia Federal já dispõe de informações e provas suficientes para deflagrar uma operação gigante em grandes números de prefeituras que foram beneficiadas com verbas do Orçamento Secreto. Licitações com cartas marcadas, superfaturamento, fraudes processuais e muito dinheiro nos bolsos de prefeitos desonestos, são alguns dos principais crimes levantados, com a colaboração da AGU e Tribunal de Contas. Tudo leva a crer que vai ter “neguinho” atrás das grades, antes do final do ano. Cadeia neles.