O time de Paulo Dantas
O governador Paulo Dantas fechou a montagem de sua equipe de governo para tomar posse e trabalhar por Alagoas a partir de primeiro de janeiro. Após intensa composição política, sem se descuidar da necessária roupagem técnica, formou um time de craques que com certeza, estarão sintonizados com aos planos do chefe, fazendo Alagoas continuar se desenvolvendo econômica e socialmente.
A equipe anunciada conta com nomes de peso e com experiencia na gestão pública. São esses os novos secretários: Gabinete Civil Luíza Barreiros/Seplag Renata Santos/Secult: Mellina Freitas/Seades: Kátia Born/Setur: Bárbara Braga/PGE: Sâmya Suruagy/SecomJoaldo Cavalcante/SSP: Flávio Saraiva/Setrand: Mosart Amaral/Sefaz: George Santoro/Seinfra: Rui Palmeira/: Marcius Beltrão.
O governador fez um secretariado com experiencia e com competência demonstradas em atividades anteriores. Tem tudo para dar certo. E vai dar certo.
José Carlos Lira
O grande líder do empresariado alagoano, José Carlos Lira de Andrade, presidente da Federação das Indústrias, chega ao final do ano com uma extensa pauta resultados positivos em sua gestão. O SESI e SENAI mantiveram o protagonismo na educação, ensino especializado e ações sociais de impacto, para os trabalhadores. O empresariado, que integra o sistema FIEA, mais uma vez, se congratula com o presidente do Sistema, pelos êxitos alcançados durante o ano de 2022.
Quem é ele?
O presidente Lula nem sabe quem é o vereador e deputado eleito, Fábio Costa, mas o cerimonial que cuida da posse fez distribuir o convite para a solenidade em Brasília, para todos os parlamentares eleitos, apenas como um gesto protocolar. Pois bem, Costa, ao qual deve lhe faltar uma boa dose de educação doméstica, veio a publico anunciar que não iria a posse e ainda gravou um vídeo para se promover. Vai ter que aprender muito em Brasília, onde encontrará uma casa de iguais, mas com um mínimo de respeito aos princípios basilares da democracia e da harmonia congressual. Ou quem sabe, não vai aprender nada.
Otavio Lessa
O conselheiro Otavio Lessa deixa nos próximos dias a presidência do Tribunal de Contas, com um legado de realizações e modernização das atividades do controle de contas. Robusteceu setores vitais da Corte, que há muito necessitavam de investimentos, realizou um concurso público, para incrementar o número de técnicos em contas públicas, lacuna que há muito vinha prejudicando o papel de efetivo controle externo dos entes públicos jurisdicionados. Otavio Lessa é um gestor público proficiente e suas gestões são sempre de resultados positivos.
O Avião do Arthur Lira
A nossa imprensa caolha fez criticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter usado um avião da FAB para viajar até Maceió, onde mantem residência e suas bases eleitorais. Com certeza, na pressa de criticar, não se atentou para o fato de que e legislação que regula os voos da Força Aérea Brasileira, não apenas permite (legalmente) como recomenda, juntamente com os órgãos de segurança e inteligência que as principais autoridades do país, para evitar vôos comerciais, por questão de segurança. É tão fácil pesquisar antes de acusar, pois aí não passaria vexames.
O homem das rodovias
O senador Renan Filho, futuro ministro dos Transportes, foi o governador que mais construiu rodovias, na história de Alagoas, com um importante detalhe: com recursos próprios do estado. É um vocacionado para a administração pública. Certa vez, conversando com um integrante de sua equipe, muito próximo e ouvi dele que ficava impressionado com seu conhecimento “ conversava com engenheiros, secretários e empreiteiros sobre obras e tinha o domínio total da matéria, também em saúde e educação, guarda números em sua privilegiada memória e está sempre pronto para discutir administração pública em qualquer nível.
Já vi Renan Filho interligar o estado de Alagoas, com estradas novas ou duplicadas. Agora vamos torcer para que faça o mesmo com o Brasil.
Senador Fernando Farias
O empresário Fernando Farias assume o Senado Federal, no inicio do novo ano, substituindo o senador Renan Filho, que vai para o Ministério dos Transportes. Um vencedor destaque no setor empresarial e industrial não é um neófito na política, apenas nunca se candidatou a cargos eletivo. Não será um mero “ocupante da vaga”, tem conhecimento, capacidade e energia para ser um bom senador e ajudar Alagoas.