O governador Paulo Dantas e o vice-governador Ronaldo Lessa tomaram posse para seus mandatos à frente do Executivo estadual neste domingo, 1º, em sessão solene ocorrida na Assembleia Legislativa. Logo ao chegar ao Parlamento, o governador, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, concedeu uma entrevista à imprensa. A solenidade foi aberta com a composição da mesa de honra. Em seguida, Paulo Dantas designou as deputadas Fátima Canuto (MDB), Cibele Moura (MDB) e Ângela Garrote (PP) para conduzirem o governador eleito ao plenário da Casa.
O presidente Marcelo Victor saudou o governador Paulo Dantas e o vice, Ronaldo Lessa, desejando sucesso na condução do Poder Executivo. “Espero que Alagoas consiga avançar bem mais e pelos caminhos do desenvolvimento”, destacou, desejando um ano de 2023 com muita paz, saúde e prosperidade para todos os alagoanos.
Após prestar juramento e assinar o livro de posse, o governador iniciou seu discurso prestando homenagem ao povo alagoano. “São o motivo de estarmos aqui”, disse Paulo Dantas, afirmando ser um trabalhador, batalhador e que, como os demais alagoanos, valoriza a família. “Vou fazer de tudo para orgulhar minha gente. Muito obrigado pela confiança de cada um de vocês”, disse o chefe do Executivo. “Quero ser lembrado no futuro como um governador que modernizou nosso Estado, que suou para fazer de Alagoas um lugar melhor para todos”, disse Dantas, que logo após agradeceu à sua família pela jornada até esse dia.
Após saudar seu atual vice-governador, Ronaldo Lessa, e também o Dr. Wanderley, seu ex-vice e hoje deputado estadual eleito, Paulo Dantas agradeceu de forma especial ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas. “Meu amigo e irmão deputado Marcelo Victor, em seu nome, saúdo todas as deputadas e deputados. É uma honra fazer política ao lado de vocês”.
Democracia
Afirmando que política por natureza é a arte do diálogo, Paulo Dantas lembrou representar o desejo de milhares de pessoas diferentes, com sonhos diferentes. “Nossa vida é assim, tem que ter jogo de cintura, entendimento. Mas há uma coisa inegociável”, disse o governador, declarando que a grande vencedora das eleições de 2022 foi justamente ela: a democracia.
Dantas iambém prestou homenagem ao senador da República e presidente de seu partido, Renan Calheiros, que foi decisivo na defesa da democracia, nesse período de intensos ataques ao Estado Democrático de Direito. “Eu, que nasci durante a ditadura militar, vi de perto, em 2022, a face horrível desse autoritarismo. Espero que ninguém jamais passe por isso e que nenhum alagoano venha ao mundo novamente num regime autoritário”, afirmou Dantas. “E se tem uma Casa que une povo e o Governo, não tenham dúvidas, é aqui onde nós estamos: o Parlamento alagoano”, disse o deputado, enaltecendo mais uma vez a Casa de Tavares Bastos.
Segundo mandato
Dantas prometeu dar continuidade aos programas e ações sociais como o Escola 10, o CRIA, a duplicação de rodovias e das mais de 300 obras em andamento em todo o Estado. “Já fizemos 10 UPAS, estamos fazendo mais 3. Já fizemos 7 hospitais, estamos fazendo mais 3. Já implantamos a Maratona de Exames e Cirurgias e as Clínicas da Família”, disse o governador sobre a área da Saúde. Paulo Dantas elencou ainda o décimo terceiro do CRIA, o programa Correria com IPVA, além do Crédito do Trabalhador e o programa Daqui pro Mundo, que vai levar os alunos da rede pública para fazer intercâmbio no exterior.
Preocupado com o fato do Brasil voltar ao Mapa da Fome, prometeu aperfeiçoar o Pacto contra a Fome, além de levar merenda de qualidade para os alunos, manter o Cartão Cria, o Cartão Escola 10, o Programa do Leite, o Programa de Sementes, de Cisternas e os restaurantes populares.
Dantas encerrou seu discurso afirmando que as eleições acabaram, não mais importando quem votou em Lula ou Bolsonaro. “Não me importa se você votou em mim ou no meu adversário. Eu quero reafirmar que sou o governador de todos os alagoanos e vou trabalhar para melhorar a vida de todos, sem distinção”, disse o governador. “É tempo de perdão, de diálogo, de reconciliação. A hora é de união. Juntos podemos muito mais. Então, em 2023, faço esse convite para cada alagoano: vamos todos juntos por uma Alagoas de todos. Que Deus nos abençoe”, conclui o governador de Alagoas, Paulo Dantas, no início de seu segundo mandato.