Ação resulta de parceria da Saúde com o Sesc Alagoas e visa formar multiplicadores para atuar nos locais de trabalho
A Gerência de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta terça-feira (17), uma nova ação de prevenção às ISTs direcionada a um público diferenciado.
Realizada numa parceria estabelecida com o Sesc Alagoas, a atividade foi desenvolvida dentro do Projeto Sesc Empresa e contou com uma roda de conversa junto aos funcionários de um supermercado no bairro do Farol.
“Essa ação é voltada à formação de multiplicadores nas várias áreas de prevenção entre os trabalhadores que atuam no comércio, em empresas comprometidas com a prevenção no ambiente de trabalho. É o tipo de atividade que só tem a somar com as ações já realizadas pela SMS, no controle das ISTs no Município”, ressalta a psicóloga Sandra Gomes, técnica da gerência que atuou na ação.
Supervisão
Paralelamente às ações pontuais, a Gerência de Prevenção e Controle de IST, HIV/Aids e HV também retomou, esta semana, as atividades de supervisão técnica às unidades básicas de saúde. A iniciativa contou, ainda, com a distribuição, às equipes das unidades, dos materiais disponibilizados pelo kit educativo direcionado às ações de educação em saúde junto à população, composto por álbum seriado IST, quadro de métodos contraceptivos e modelo pélvico.
“A supervisão é uma ação sistemática e tem por objetivo avaliar as ações educativas e de diagnóstico que são realizadas nas unidades básicas, além de orientar os profissionais para a melhoria dos processos de trabalho”, explica a técnica da gerência, Tereza Carvalho.
O trabalho de supervisão foi retomado nas unidades básicas de saúde do 8º Distrito Sanitário de Maceió. Sob a atuação da enfermeira Maria do Carmo Omena, já passaram por este momento de avaliação, as unidades Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce), Jorge David Nasser (Ipioca) e Unidade de Saúde da Família Pescaria. As demais cinco unidades do 8º DS serão supervisionadas ainda este mês.