Documento estrutura e identifica atividades que serão realizadas durante a gestão
O Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) se reuniu, nesta segunda-feira (27), na Sala dos Conselhos, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá, para discutir o plano de ações do setor em 2023.
Com um olhar social para o desenvolvimento econômico de Alagoas, o CEES discutiu todos os projetos a serem desenvolvidos este ano – as pautas englobam a reestruturação do Conselho e a criação de programas que beneficiarão o setor da economia solidária do Estado.
De acordo o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics/AL, Adalberon Sá, membro do CEES, a definição das pautas para o ano de 2023 é o primeiro passo para aprimorar os resultados do setor.
“Estamos muito satisfeitos com a consolidação do Conselho e com a definição das ações para esse ano. Já temos grandes planos para o setor em Alagoas, e a criação de uma secretaria executiva voltada para a economia solidária foi um dos passos fundamentais para o andamento deste conselho. A ideia é que possamos manter ele cada vez mais ativo, trazendo discussões e propostas que beneficiem ainda mais o segmento e o povo alagoano”, disse Adalberon.
Durante a reunião, foram debatidas ações para fomentar a rede de comercialização solidária em Alagoas, para a realização de fóruns de debate sobre temas necessários aos empreendimentos de Economia Solidária, ações para o incentivo à regulamentação da lei estadual e instituição do Fundo Estadual de Economia Solidária, bem como o fortalecimento de programas como o CATAMAIS, que beneficia associações de Catadores no estado.
CEES
Criado em janeiro de 2014, o Conselho tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Economia Solidária. Hoje, o CEES faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e promove a normatização das ações e regulamentação dos serviços prestados pelos empreendimentos econômicos solidários.