O município de Arapiraca está atualizando o processo de regulação de leitos hospitalares, por meio de um novo sistema com a utilização da ferramenta Appsheet.
Com o novo sistema, que é executado em um servidor web, os usuários acessam a ferramenta digital e, com isso, terão acesso amplo e rápido às informações, facilitando ainda mais o processo de comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde, unidades hospitalares e usuários do sistema.
Nesta segunda-feira (17), o prefeito Luciano Barbosa recebeu a secretária municipal de Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa e equipe, para apresentação do trabalho para a implantação da nova ferramenta, com o uso de planilhas do Google Form.
A partir de fevereiro deste ano que foi liberado o acesso ao protótipo do sistema de regulação de leitos, e nesta segunda-feira a equipe da Secretaria de Saúde apresentou os dados iniciais ao prefeito.
Em paralelo à primeira versão do sistema, a Prefeitura de Arapiraca firmou parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde alunos e professores estão em desenvolvimento um sistema complementar.
Além da secretária Jackeline Barbosa, também participaram da apresentação a superintendente municipal de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, Joana d’Arc Soares ; da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência – Básica e Média Complexidade, Laura Rossana Rios; a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaela Albuquerque, e a superintendente da Atenção Especializada, Edna Veríssimo.
Na oportunidade, também participaram da reunião, os técnicos de Informática Wilson Salustiano Junior, que desenvolveu o sistema inicial, e Mateus Davi Vasconcelos, que está desenvolvendo o sistema complementar em parceria com o Ifal.
A superintendente de Atenção Básica, Laura Rossana Rios, fez uma breve explanação ao prefeito Luciano Barbosa acerca de toda trajetória realizada e dos avanços já alcançados, a partir do desenvolvimento e acompanhamento desses sistemas.
“Para qualificarmos a assistência hospitalar no município, precisamos dar o acesso ao paciente certo, no tempo certo e no leito certo, e isso só será possível através das regulações de leitos hospitalares”, frisa.
Evolução
Por sua vez, a secretaria de Saúde Jackeline Barbosa defendeu a importância do trabalho para que a população de Arapiraca e região tenha acesso ao sistema com a regulação de leitos e a utilização das ferramentas ideais, controlando a ocupação de leitos, o tempo de permanência e fazer as intervenções assistenciais necessárias para a continuidade da assistência em saúde.
O prefeito Luciano Barbosa elogiou o trabalho, o compromissoe empenho da equipe, com o desenvolvimento no novo sistema em parceria com o Ifal. “É mais um avanço para o nosso município. Arapiraca é um polo regional e uma referência nos serviços na atenção à saúde pública no interior de Alagoas”, destacou.