Mutirão de CNH e leilão de veículos estão entre as ações desenvolvidas por Fireman
Tornar os serviços do Detran Alagoas cada vez melhores e eficientes é o principal objetivo da atual gestão desde o primeiro dia à frente do órgão. Para isso, uma equipe de profissionais de vários setores fez uma avaliação minuciosa das maiores dificuldades e das adequações mais urgentes para que os usuários pudessem sentir as mudanças o quanto antes.
Além de ações como a manutenção do prédio sede e da reforma da pista de exames práticos, uma importante iniciativa foi lançada para zerar a fila de espera para retirada da carteira de habilitação: o mutirão da CNH. Com isso, mais 4 mil novas vagas serão ofertadas todos os meses, permitindo que os usuários possam antecipar suas provas e garantir logo o direito de dirigir.
O Detran também investiu em avaliar as condições das clínicas médicas e psicológicas. O levantamento, solicitado pelo diretor-presidente Marco Fireman, constatou algumas desconformidades nesses locais, especialmente no que se refere às normas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e problemas que impactavam no conforto e segurança da população. O relatório já foi apresentado aos estabelecimentos para que possam se adequar e participar do próximo edital de credenciamento.
Com foco na melhoria da gestão de guarda de veículos e leilões, um novo edital para venda de sucatas inservíveis foi realizado nesses primeiros cem dias, voltado exclusivamente a empresas do ramo da siderurgia, fundição ou reciclagem. Mais de 1200 veículos apreendidos foram disponibilizados para serem transformados em fardos metálicos para a destinação adequada. Com isso, além de recuperar o prejuízo causado aos cofres públicos com os débitos de infrações, tributos e diárias de guarda desses veículos, há ainda um impacto socioambiental gerado a partir da realização dos leilões com a redução do espaço ocupado, com o acúmulo de água e criação de ambiente propício à proliferação de vetores de doenças.
Paralelo a esse trabalho operacional, foi necessário continuar investindo também em educação. Algumas campanhas foram realizadas durante o carnaval e relativas ao lançamento do Programa Correria do Governo do Estado. As equipes de educação foram às ruas levando conscientização e orientação a motoristas e motociclistas sobre os cuidados no trânsito.