Alagoas é um estado pequeno, mas com pessoas super inteligentes. Exporta boas cabeças em todas as áreas do conhecimento humano. Na política então é insuperável. Desde a Proclamação da República que se destaca nessa área.
Com a obrigatória saída do Imperador Pedro II do poder, emplacou o primeiro presidente da era republicana, o alagoano Deodoro da Fonseca, depois Floriano Peixoto e Collor de Mello.
No cenário parlamentar, o domínio é notável, já tivemos muitos: a exemplo de Renan Calheiros , três vezes presidente do Senado; Aldo Rebelo e Arthur Lira na presidência da Câmara Federal. Arthur está fazendo história, já foi reeleito com folga.
Recentemente foi alçado a condição de líder do maior bloco de parlamentares da Câmara, comanda 180, fora os favores que faz diariamente aos colegas.
Estive recentemente na residência oficial do presidente da Câmara em Brasília e presenciei a fila de deputados para se avistar com ele. De ACM Neto a Marcelo Crivela, passando por Nikolas Ferreira, todos estavam levando chá de cadeira.
Arthur Lira, depois de Lula é o homem mais poderoso do país, pois o vice-presidente não tem a força política do presidente da Câmara. Com essa força toda, ele passa a ser muito forte em Alagoas, razão porque é forte candidato ao Senado da República ou a governador.
Por enquanto é um observador privilegiado, suas cartas serão jogadas oportunamente.
Francisco de França -:advogado.