Foram realizados cursos de culinária e avaliação antropométrica para estudantes e a comunidade
A comunidade da Grotinha, localizada no bairro Jacintinho, participou de cursos de formação na área de empreendedorismo e alimentos, nesta terça-feira (18). A iniciativa foi ministrada na Escola Municipal Eulina Alencar como parte das ações da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) no programa Brota na Grota.
Os pais de alunos e a comunidade escolar aprenderam a fazer as receitas de biscoitos caseiros e de pães de cenoura e de beterraba. Eles foram orientados também sobre os primeiros passos do próprio negócio, as propriedades nutricionais e a forma correta de preparar os alimentos.
A agricultora Edilma Batista Trindade, 50 anos, mora no Jacintinho e participou do curso. Ela tem três filhos, todos casados, mas cria um neto e mora com o esposo. Para ela, a capacitação foi mais uma oportunidade de complementar a renda dentro de casa.
“Hoje estou tendo mais uma oportunidade de aprender e colocar uma renda dentro de casa, ajudar o esposo. A gente não é assalariado e eu vivo de bolsa família. Eu já fiz um curso sobre pinturas, mas a área que eu gosto é a culinária, eu gosto de cozinhar. Com esse curso, a gente vai ficar mais incentivado a tentar conseguir um sustento para os nossos filhos”, revelou.
José Carlos dos Santos, 41 anos, também é morador do bairro e tem um filho que estuda na Eulina Alencar. O assistente de serviços gerais viu no curso um primeiro caminho para começar a empreender.
“Gostei muito do curso. Essa foi a primeira oportunidade e aprendi coisas novas. O curso, para mim, foi muito produtivo. Aprendi que para ser um empreendedor é preciso ter muita paciência para aprender a produzir, em como fazer. Esse curso eu não conhecia, é uma novidade. Com certeza participarei de mais cursos”, contou José Carlos.
A nutricionista da Semed, Sandra Duailibe, acompanhou a capacitação. Para ela, essas ações são oportunidades de transformação. “Com tudo isso que está sendo feito, a comunidade pode transformar essa oportunidade em lucro, pode abrir um negócio e ainda por cima aprender a ter uma alimentação saudável. Eles podem tanto utilizar para uso doméstico, como também para interesse profissional, que acaba gerando mais recursos para a família”, destacou.
A diretora escolar Maria Santos comemorou a realização do Brota na Grota na unidade de ensino. “Receber esse programa aqui na escola é muito importante, porque isso ajuda os pais dos nossos alunos. Fico muito grata, essas ações são muito bem-vindas”, ressaltou.
Outras ações do programa foram realizadas, como a avaliação antropométrica de estudantes da unidade escolar, com o objetivo de identificar obesidade e desnutrição. Quando identificado algum desequilíbrio, a escola junto com a equipe da Semed entra em contato com os pais desses estudantes e encaminha para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da localidade. Além disso, foram realizadas atividades culturais.