Participação dos Caps busca gerar inclusão, valorização e geração de renda para usuários atendidos pelo serviço.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem participando da Vila da Páscoa, iniciativa da Prefeitura de Maceió, que tem o objetivo de valorizar o artesanato e a cultura local durante a Páscoa, ampliando espaços de economia criativa. Os cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) têm participado do evento com produtos feitos pelos usuários nas oficinas de geração de renda, importante espaço terapêutico para essas pessoas. A ação, que conta com a participação de diversas pastas, vai até o dia 30 de abril na Praça Multieventos (Pajuçara).
Para Roseane Farias, Gerente da Atenção Psicossocial da SMS, essa iniciativa da Prefeitura de Maceió movimenta a vida dos usuários de forma positiva. “Esse tipo de atividade é terapêutico, pois gera inclusão, valorização e renda para pessoas invisibilizadas que são acometidas por sofrimento psíquico. Aqui eles constroem experiências, autogestão, solidariedade e protagonismo”, destaca.
A participação desses usuários ocorre por meio do Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial, ligado a Gerência de Atenção Psicossocial, que constantemente desenvolve estratégias que permitem a qualificação e independência para os usuários atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió.
Berto Gonçalo, coordenador do Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial, a finalidade da exposição é formar grupos produtivos. “São trabalhos feitos por esses usuários cuja meta é o processo de geração de renda, mas que traz diversos outros benefícios terapêuticos para todos os usuários do serviço”, afirma.
Estão expostos trabalhos dos Caps Sadi Carvalho (Bebedouro), Rostan Silvestre (Jatiúca), Noraci Pedrosa (Jacintinho), Caps Álcool e Outras Drogas (AD) Everaldo Moreira (Farol) Caps Infanto Juvenil Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria). A participação de cada Caps ocorre todos os dias da semana de forma alternada entre os cinco locais de atendimento, de 16h às 22h.
Participação dos usuários
Juracy da Silva é atendida pelo Caps Sadi de Carvalho, localizado em Bebedouro, e participa da Vila de Páscoa vendendo os produtos produzidos por ela nas oficinas de Geração de Renda. A usuária compartilhou sua experiência e enfatizou o quanto está feliz em participar da ação. “Eu me sinto mais vista e produtiva. Além de ser importante para nossa saúde mental e emocional, nos mostra que podemos ser independentes e vender nossas artes”, afirma.
Entre os produtos mais comercializados pelos usuários estão os panos de prato pintados à mão, mas os usuários também podem encontrar pinturas, vasos artesanais para plantas, objetos decorativos, entre outros.