Ação faz parte do mês de combate a LGBTfobia da Prefeitura de Maceió
Nesta quarta-feira (17) é comemorado o Dia Municipal de Combate a Homofobia, instituído pela Lei nº 5.771/09. A campanha deste ano da Prefeitura é a campanha Maceió Com Respeito- Somos Muitos Somos Diversos- que pede respeito no tratamento à população LGBTQIA+ e contará com ações de enfrentamento à discriminação e a violência contra esse público.
A campanha também divulgará a Lei n° 6.800 de novembro de 2018 com a afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos sediados em Maceió informando das penalidades por discriminação em virtude de orientação sexual estabelecidas pela Lei n° 4.667/97.
Além de Maceió, a campanha Maceió Com Respeito será divulgada na maior Feira Cultural para população LGBTQIA+ no Brasil, que será realizada na cidade de São Paulo, durante a Parada LGBT de São Paulo, em junho.
Ações para combater a Homofobia – Para celebrar o dia de Combate a Homofobia, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) de Esportes (SEMESP), e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) realizarão uma série de ações em conjunto.
No sábado (21), a partir das 14h acontece o II Jogos da Diversidade de Maceió, na Quadras Esportivas de areia em frente ao Restaurante Terraço, na Orla da praia de Pajuçara. No encerramento dos jogos, terá a apresentação de um DJ e da cantora Gina Kynnors.
Segundo o coordenador da Diversidade Sexual da Semdes, Rafael Gomes, esta edição já é um sucesso. “Temos o triplo de equipes inscritas, com 12 equipes de vôlei de praia e oito de queimado. Ao todo, 180 atletas se inscreveram levando uma mensagem de inclusão e respeito. A capital alagoana sai na frente sendo a única capital do norte nordeste a realizar os jogos da diversidade, demonstrando mais uma vez o compromisso da Prefeitura com a dignidade da pessoa humana independente de cor, raça, gênero e orientação sexual”, pontuou.
Também estão abertas inscrições para o 5º Seminário Maceioense da População LGBTI+, que acontecerá no dia 31 de maio, no auditório do CESMAC, no bairro Farol. Para se inscrever clique aqui.
No início de junho, a Fundação Municipal de Ação Cultural irá realizar também o maior festival do Norte e Nordeste da Diversidade. A programação será divulgada nos próximos dias.