Fiscais realizam ação educativa nos polos do São João de Maceió
Durante o Massayó. Sol… Mar & Forró 2023, a Vigilância Sanitária (Visa) do Município tem marcado presença nos festejos juninos para levar orientações educativas e realizar fiscalizações dos produtos que estão sendo comercializados e consumidos em todos os polos da festividade.
Neste fim de semana, nos dias 16, 17 e 18 de junho, a Visa realizou as inspeções nos polos Graciliano Ramos e Jacintinho, com o intuito de assegurar a saúde da população e eliminar possíveis problemas sanitários.
Duas equipes de fiscais percorreram os pontos de vendas para verificar se as boas práticas sanitárias estavam sendo cumpridas nos locais dos festejos. Entre as normas que foram observadas se destacaram as condições de higiene dos produtos comercializados; o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); observação dos prazos de validade, armazenamento e a refrigeração dos alimentos e bebidas.
“A Vigilância Sanitária segue de olho vivo no maior São João do litoral nordestino. Estamos com nossos fiscais observando todos os produtos que estão sendo comercializados pelos vendedores ambulantes. Contudo, nosso papel não é punir, mas sim atuar de forma educativa e reforçando as orientações necessárias para proteger a saúde da população. Vale lembrar também que todos os ambulantes passaram pelo curso de boas práticas sanitárias, realizado pela Vigilância, e estamos indo até os festejos para observar se as normas estão sendo cumpridas”, afirma o coordenador da Visa, Airton Santos.
Na última quinta-feira (15), duas capacitações em Boas Práticas Sanitárias foram destinadas a 65 vendedores ambulantes de alimentos e bebidas que trabalharam nos festejos juninos dos dias 16, 17 e 18 de junho, sendo 45 ambulantes do polo Graciliano Ramos e 20 do Jacintinho.
Até o momento, cerca de 200 ambulantes já passaram pelos cursos de boas práticas sanitárias. Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Maceió promoverá as capacitações para os ambulantes que vão atuar nos polos de Jaraguá e Benedito Bentes. Após passarem pelas formações, aproximadamente, 400 ambulantes de Maceió estarão aptos para a comercialização de alimentos e bebidas nos festejos juninos.
Disque Denúncia
Durante o São João de Maceió, a população também pode reforçar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, denunciando irregularidades, que causem riscos à saúde da população nos festejos juninos.
As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.
Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.