Natural em mesa de bar, reunião de amigos ou até em bate-papo informal discussão sobre política. Recentemente estive em um encontro de casais amigos e um dos assuntos foi sobre a sucessão estadual, as vagas para senadores e claro, as eleições municipais.
Na sucessão estadual, o papo rolou sobre a candidatura a reeleição do atual prefeito da capital JHC, todos acham ser ele o favorito, ficando então a disputa para os acordos e prováveis acertos do grupo Calheiros.
As vagas para o Senado tem-se como favoritos o atual Senador Renan Calheiros e Arthur Lira. Como são duas vagas, os nomes citados partem na vantagem: Renan pelo o trânsito com o presidente Lula, um filho Ministro e o governador Paulo Dantas, seu fiel escudeiro. Com essa força eleitoral, terá no seu palanque a maioria dos deputados, prefeitos e vereadores. É forte na renovação do mandato. Já Arthur Lira faz o contra ponto no equilíbrio das forças políticas em Alagoas. Na condição de presidente da Câmara Federal, tem um orçamento ( secreto?) maior do que toda a arrecadação do estado de Alagoas. Portanto, com prestígio e muito dinheiro também é favorito.
Como serão duas vagas, com certeza os dois são os favoritos. Caso queiram, não vai ter espaço para outras lideranças. Muito embora, em política nada é permanente e previsível, basta lembrar do fenômeno eleitoral da eleição de Rodrigo Cunha, que fugindo do raciocínio lógico em política tirou a vaga do pai de Arthur Lira ( Benedito de Lira).
No cenário municipal tudo ainda está como antes, quem está em fim de mandato vai arregaçar as mangas para eleger seu sucessor e os que podem ir para reeleição vão trabalhar muito pra não perder a vaga.
Esperar pra ver!
Francisco de França -:advogado.