Em um ambiente que destacava parte da história do órgão, com máquinas utilizadas para o registro de empresas ao longo dos anos, e que ressaltava a identidade incorporada em comemoração aos 130 anos, o evento contou com a entrega da primeira edição da Premiação Redesim em Alagoas.
O prêmio homenageou prefeituras, empresas que utilizam o Portal Facilita Alagoas, entidades integradas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e negócios antigos essenciais para o registro empresarial alagoano.
Representando o Governo do Estado, a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, citou as mudanças implementadas pela Juceal que tornaram o registro de negócios totalmente online. A secretária ainda destacou o tempo médio de 12h, o menor tempo de registro na história do Estado, de acordo com o estudo Mapa de Empresas, do Governo Federal.
“A Junta Comercial é uma instituição de grande relevância para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Embora possua uma história centenária, a Junta Comercial se tornou, nos últimos anos, muito moderna e tecnológica. Hoje qualquer empresa em Alagoas pode, em 12h, contar com o seu registro e com os seus documentos prontos para iniciar qualquer trabalho, então parabenizamos a equipe atual e todas as outras que passaram por esta excelente instituição. Sem dúvida, este é um ambiente muito valioso. São os próprios empresários que afirmam que tempo é dinheiro, então é importantíssima essa agilidade da Juceal”, pontuou.
Anfitrião da noite, o presidente da Juceal, Ricardo Dória, salientou os trabalhos de integração da Redesim em Alagoas ao longo dos anos e de combate à fraude fiscal juntamente ao Ministério Público do Estado, além da perspectiva de transformação da Junta Comercial em autarquia.
“No rumo de desenvolvimento da Junta Comercial, a partir do momento que assumimos, buscamos os órgãos transversais do Governo, entendendo que a Redesim em Alagoas vai muito além da Juceal. Posso assegurar que estamos no caminho certo para expansão desse projeto e cito a futura integração total do nosso sistema com os sistemas do IMA e do Corpo de Bombeiros, bem como a evolução dos serviços da Vigilância Sanitária e da Adeal dentro do Facilita Alagoas. Quem ganha com isso é o empresário alagoano, quem ganha com isso é o Estado de Alagoas, que terá mais agilidade no desenvolvimento dos seus negócios e na geração de renda. Essa história de 130 anos reflete a riqueza da economia alagoana, algo que precisamos realmente valorizar, mas esse evento de hoje marca também um ponto de mudança para a Junta Comercial e para o Estado de Alagoas. O futuro será de uma ambiente empresarial no estado cada vez mais desenvolvido e digital”, frisou.
A frente de honra ainda foi composta pelo deputado estadual e ex-presidente da Juceal Silvio Camelo, pelo diretor técnico do Sebrae/AL, Keylle Lima, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, pela secretária especial do Tesouro Estadual, Monique Assis, pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) Arthur Vasconcelos e pelo vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo.
Premiação Redesim em Alagoas
A primeira edição do prêmio contou com quatro categorias: Melhores Prefeituras em Relação à Redesim, Melhores Clientes em Relação à Utilização do Portal Facilita Alagoas, Entidade Destaque da Redesim e Empresas Essenciais para o Registro Empresarial Alagoano. Para englobar todos os municípios alagoanos e as diferentes realidades de números de empresas, a categoria que premiou as prefeituras foi subdividida em três grupos.
Na categoria Melhores Prefeituras em Relação à Redesim, os vencedores foram:
- Grupo I: 1º lugar – Cajueiro, com um tempo médio de 12:20:00 para análise da consulta prévia de localização; 2º lugar – Delmiro Gouveia, com um tempo médio de 20:35:34; e 3º lugar – Girau do Ponciano, com um tempo médio de 21:53:18.
- – Grupo II: 1º lugar – Quebrangulo, com um tempo médio de 13:29:14; 2º lugar – Novo Lino, com um tempo médio de 14:02:05; e 3º lugar – Colônia Leopoldina, com um tempo médio de 15:40:46.
- Grupo III: 1º lugar – Carneiros, com um tempo médio de 17:33:47; 2º lugar – Pariconha, com um tempo médio de 23:18:30; e 3º lugar – Dois Riachos, com um tempo médio de 23:30:11.
Presente no evento, a prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo, agradeceu a honraria: “É um momento de tanta felicidade, de tanta alegria, porque nós em Cajueiro estamos num trabalho árduo para tirar Cajueiro da realidade cruel que existe, que depois do fechamento da Usina Trapiche ficou muito difícil. Então com muita garra, com muita determinação, recebemos esta homenagem”.
Na categoria Melhores Clientes em Relação à Utilização do Portal Facilita Alagoas, os vencedores foram:
- 1º lugar – empresa Facility Legalizações, com uma porcentagem de 68,22% de andamento correto aos processos empresariais.
- 2º lugar – empresa Legalize Fácil, com uma porcentagem de 66,76% de andamento correto aos processos empresariais;
- 3º lugar – empresa PresCont, com uma porcentagem de 63,03% de andamento correto aos processos empresariais.
Na categoria Entidade Destaque da Redesim, a OAB/AL foi homenageada pelo trabalho de integração do registro de sociedades advocatícias ao Portal Facilita Alagoas e pela diminuição dos tempos para análise de nome e registro em 2023.
Na categoria Empresas Essenciais para o Registro Empresarial Alagoano, foram homenageadas as empresas Cia Alagoana de Empreendimentos, registrada em 25 de abril de 1921, e S A Usina Coruripe Açúcar e Álcool, registrada em 12 de maio de 1925.
Órgão alagoano de registro empresarial e entidade integradora da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, a Juceal completou 130 anos no dia 26 de maio.