Jó Pereira reforça a necessidade de junção de esforços para solucionar problemas
Diante de ocorrências envolvendo furtos e invasões praticados contra unidades escolares da rede pública municipal de ensino, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, se reuniu nesta segunda-feira (17), com o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, para apresentar demandas e discutir estratégias conjuntas para levar mais segurança às escolas e creches municipais. A reunião ocorreu na sede da pasta de Segurança Pública, no Centro da capital.
Destacando a importância de fomentar a confiança e garantir a segurança pública da comunidade escolar, Jó Pereira pontuou os principais problemas enfrentados nas unidades municipais de ensino, apresentou as demandas dos diretores escolares, professores, alunos, pais e responsáveis e ainda sugeriu medidas para o aperfeiçoamento da segurança nas áreas mais vulneráveis.
“É necessário que estejamos todos juntos e somando forças. Temos que dar essa sensação de segurança para a gente poder avançar. Não quero expor ninguém, porque acredito fielmente que vamos ter um bom resultado se juntarmos forças. A questão da segurança pública nas unidades escolares é algo que ultrapassa a gestão patrimonial e para trazer a comunidade para mais perto precisamos trazer também essa segurança. Hoje, a comunidade escolar está se sentindo insegura”, afirmou Jó Pereira.
A secretária também relatou algumas situações vivenciadas em unidades de ensino e propôs ideias para incentivar um canal direto entre as escolas, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, a exemplo da atuação dos batalhões escolares para vigilância de rotina das escolas e creches; da presença do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do policiamento das bases comunitárias.
O secretário Eduardo Marinho concordou com as observações e pontuou a importância de trabalhar a segurança de forma humanizada. “Vamos trabalhando as possibilidades que envolvam a comunidade. E, entre as possibilidades, estão sim à atuação dos batalhões escolares e do Proerd e o fomento à base comunitária, junto à equipe da Guarda Municipal”, frisou.
“Acho que se a gente juntar forças teremos bons resultados que podem ser comemorados. A nossa equipe trabalha no sentido de trazer a comunidade para dentro da escola, mas para a gente avançar nisso, a segurança deve estar presente no dia a dia. Estou trabalhando pela política educacional e pública, e quanto mais eu puder juntar esforços, mais resultados virão. Não é hora de falar o porquê daquilo ou aquilo outro, a gente precisa se juntar. Esse é meu apelo enquanto secretária de Educação”, reforçou Jó.
“Firmo meu compromisso com a secretária Jó e com o secretário Eduardo para trazermos dignidade e mais segurança para nossos estudantes. Será uma aliança que vai gerar bons frutos e que vai trazer ainda mais a sensação de paz e proteção para a comunidade”, garantiu o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, no final da reunião.
O encontro contou com a participação do secretário de Segurança Cidadã de Maceió, Eduardo Marinho; dos vereadores João Catunda, Brivaldo Marques e de outros representantes das esferas estadual e municipal.