Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM orienta militares sobre procedimentos de inscrição no Bolsa-Formação
A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar de Alagoas deu início à fase de orientação aos militares interessados em participar dos cursos promovidos pelo Bolsa-Formação. A iniciativa faz parte das atividades do Pronasci 2, do Ministério da Justiça. São mais de 100 mil vagas em todo o país no valor de R$ 900 em cursos na modalidade à distância para membros das Forças de Segurança. O passo a passo foi publicado no Boletim Geral Ostensivo 186 no último dia (09).
De acordo com a Deip, os militares devem estar cadastrados no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sinesp). Após a aprovação do cadastro, é necessário o requerimento no Sisfor (Subsistema do Sinesp para inscrição no Bolsa-Formação), que somente estará disponível a partir do momento de abertura das inscrições. Após este procedimento serão fornecidas informações dos documentos válidos, escolha de cursos e apresentações de certidões negativas (Corregedoria, Justiça Estadual e Federal) e dos três últimos contracheques.
Para participar, o agente deve ter renda mensal bruta de até R$ 15 mil, atender aos critérios dos respectivos cursos, não ter sido condenado pela prática de infração administrativa de natureza grave nos últimos cinco anos, não possuir condenação penal nos últimos cinco anos, pertencer à corporação de ente federado que tenha assinado termo de adesão.