Ação faz parte da campanha Maceió é Massa Sem Racismo e informa sobre os 21 anos da Lei n° 10.639
Nesta terça (9), a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), por meio da coordenação geral de igualdade racial, promove uma roda de conversa sobre racismo e saúde mental nas escolas com a comunidade do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, no Conjunto Cidade Sorriso, Benedito Bentes I. A iniciativa tem o objetivo de informar aos presentes sobre a Lei n° 10.639, que completa 21 anos em 2024 e ressaltar a sua importância. A roda de conversa tem início às 14h, no Residencial Jorge Quintela, Conjunto Cidade Sorriso.
A Lei n° 10.639 estabelece o ensino da cultura e história afro-brasileira como obrigatória nas disciplinas escolares, bem como a conscientização sobre o racismo dentro das instituições de ensino, que afeta negativamente a saúde mental de crianças e adolescentes negros.
“Essa iniciativa está alinhada à campanha global do Janeiro Branco, que visa conscientizar sobre saúde mental. Abordar o tema do racismo nas escolas significa, ao mesmo tempo, abordar a saúde mental dentro do ambiente escolar”, afirma Arísia Barros, coordenadora geral da igualdade racial da Semuc.
A ação visa esclarecer o conceito de racismo e saúde mental nas escolas por parte da comunidade, especialmente do ponto de vista dos estudantes
Ela também ressalta a importância deste momento para que os alunos possam ser ouvidos, e compreender, a partir da perspectiva deles, o que pode ser feito para melhorar de fato sua rotina escolar.
A ação faz parte da Campanha Maceió é Massa Sem Racismo, lançada em novembro de 2023, que tem como objetivo conscientizar e debater sobre as questões raciais com a sociedade através de Escutas Ativas e Rodas de Conversa.