Grupo poderá facilitar o acesso dos empreendedores às soluções indicadas pelo Programa Empreender
João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Fotos: arquivo pessoal
Todo mundo sabe que a união faz a força. E quando a união é feita por pessoas com espírito empreendedor, a afirmação se torna ainda mais verdadeira e sólida. É com esse espírito que o Programa Empreender – promovido em Alagoas pelo Sebrae, Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) e a Associação Comercial de Maceió – articula a criação de um núcleo de empresários no bairro do Canaã.
Um dos articuladores do Programa Empreender, Rony Lima, destaca que a principal missão da criação do núcleo é o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da região, dado o potencial de crescimento e a necessidade de assistência aos empresários, que acabam perdendo oportunidades por falta de informação e direcionamento.
“A criação de um novo núcleo traz exatamente esse olhar e suporte aos nossos filiados. Além do Sebrae Alagoas, nosso parceiro de sempre, o núcleo também está contando com o forte apoio e toda a estrutura física necessária do Instituto Novo Horizonte, situado no próprio bairro e que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local”, afirma Rony Lima.
Para a concretização do núcleo, algumas ações como reuniões e ajustes já são realizadas. Cerca de 20 empresários já demonstram total interesse na iniciativa a partir da realização de uma palestra, realizada no mês passado, sobre associativismo, com a coordenadora do Programa Empreender, Cléa Carvalho, e outra sobre a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O articulador Rony Lima reforça outras ações já programadas.
“Algumas demandas já são trabalhadas com esses empresários, como os processos de formalização dos informais. Atualmente, o Sebrae está propondo o curso ‘Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso’, já disponibilizado para esses empresários. Fora essas ações iremos realizar nossa segunda reunião para elaboração de um planejamento semestral”, pontua Rony.
Engajamento dos empresários
Um dos empresários que ajuda a fortalecer o núcleo é Aldo Amaral. Empreendedor nato há mais de 23 anos, Aldo já atuou em vários ramos: desde uma pequena indústria de sorvetes e picolés, locadora de vídeo games, lan house, até o pioneirismo em ofertar serviços de internet no bairro por meio de sua empresa Naveg Telecom, que hoje atende vários bairros da parte alta de Maceió. Outro negócio de Aldo é a AC Modelagem, que produz peças exclusivas de decoração em madeira reutilizável e que seria descartada.
Com a liderança, capacidade de inovar e olho nas questões sustentáveis, Aldo acredita que a criação do núcleo, assim como sua experiência anterior com o associativismo, vai impulsionar os negócios.
“A Naveg cresceu muito por conta da parceria com empresários de outros bairros de Maceió e outros municípios do estado, quando nos unimos para buscar informação, adquirir conhecimento e comprar produtos juntos. Unidos, conseguiremos, sim. Se todos tiverem o mesmo pensamento vamos conseguir mais informações e capacitações. Será algo mais para somar”, enfatiza Aldo.
O empresário também revela que recebe soluções do Sebrae, entre elas a consultoria de Marketing Digital. “O Sebrae é um parceiro fundamental nisso tudo. Um divisor de águas. A consultora [da empresa credenciada ao Sebrae] Cristina Campos está dando todo o apoio na área de Marketing Digital, dando dicas que preciso para que o negócio cresça. Para mim, as redes sociais é algo novo. É preciso ter alguém nessa área para fazer com que os produtos cheguem até os nossos clientes”, explica Aldo.
Rony Lima conclui enfatizando que a criação do núcleo de empresários poderá levar ainda mais serviços para os empreendedores da região. “O nascimento deste núcleo, em específico no bairro do Canaã, é importante para levar entidades como a Associação Comercial de Maceió e o Sebrae para perto desses empresários. Quando fazemos essa aproximação quebramos barreiras e desenvolvemos ações e temas que muitos não teriam acesso com facilidade, como consultorias em diversas áreas, além de cursos, mentorias, editais, entre outros”, finaliza.
Atendimento Sebrae
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Ascom Sebrae